Estamos vulneráveis! O problema da arquitetura dos sistemas Windows e Linux
Você se sente seguro?
Se usa Windows ou quaisquer das mais famosas distro Linux, hoje verá como tem apenas uma proteção de vidro.
Vem ganhar mais uma paranoia:
Hoje em dia, a segurança é uma das maiores preocupações da atualidade, como andamos vendo. Tanto que tem dado força até para contestarem o uso de C/C++, com a proposta do uso do Rust.
No entanto, em sistemas operacionais em si, vemos isso apenas em uso de antivírus, como se isso fosse bala de prata!
Ubuntu, PopOS e Mint são bons, mas quando falamos de segurança avançada, não é muito diferente de Windows.
Pois se qualquer programa escala privilégios ou o próprio usuário abre uma brecha, todo nosso sistema se torna vulnerável e acessível, afetando toda a nossa vida.
No passado os computadores antes eram usados para atividades bem específicas. Mas hoje não. Temos nossa vida inteira ali. Seja fotos pessoais, emails, trabalho, entretenimento e até acesso a banco!
Para ontem esse modelo precisa ser revisto! Pois se vamos pensando em tudo isso, além dos problemas da vida normal, ficamos é doentes com tudo isso!
No entanto, a discussão de revisão desta arquitetura existe. E o sistema operacional QubesOS é uma proposta de solução que ando testando e gostando muito!
A grosso modo, basicamente ele virtualiza vários conjuntos de atividades que fazemos, isolando estas, dificultando que caso ocorra um ataque, afete toda a nossa vida.
Sim, é uma virtualização. Mas o que difere de usar Virtual Box ou VMWare?
Bom, o QubesOS já traz tudo pronto. É instalar e começar a usar.
Mas também, há a questao de que ele não só virtualiza as nossas aplicações. Ele cria um firewall, acesso a USB e acesso a internet, cada um com seu ambiente isolado!
E assim, o sistema base fica totalmente offline, apenas atualizando com checagens de hash de links pré configurados. Tudo sempre pensando na máxima segurança.
Quis fazer um post breve, mas caso tenha se interessado, o próprio site oficial explica muito bem como tudo funciona:https://www.qubes-os.org/
Tinha essa visão do quanto estamos inseguros com os sistemas operacionais atuais?
Conhecia o QubesOS?
Compartilhe sua visão nos comentários!