Empresas brasileiras se consideram mais inovadoras do que são, diz pesquisa da Dell. Concorda ?
A matéria cita que a Dell realizou uma pesquisa com 300 líderes de empresas Brasileiras.
Onde obtiveram os seguintes resultados:
83% dos entrevistados classificaram suas organizações como inovadoras.
42% se encaixam na categoria de avaliadores da inovação, aqueles que já demonstram uma preocupação com o tema e estão construindo planejamentos iniciais para acelerar a inovação.
Já apenas 5% das empresas conquistaram a categoria mais alta do estudo.
Daí entramos nas possíveis causas, que a matéria cita para se alcançar a inovação:
- Crescentes custos com cloud.
- Dificuldades de integrar a arquitetura de negócios à infraestrutura de TI.
- Tempo e dinheiro gastos para migrar aplicativos para ambientes de nuvem.
- Ameaças à segurança cibernética.
- Carência de infraestrutura de TI para atender e processar dados na borda (próximo ao local onde os dados foram coletados).
Todavia, acredito que estas acima possam ser razões globais, atingindo outros paises também. Já aqui para as terras de Brasil, acredito que não quiseram apertar nas questões externas que igualmente ou pior, afetam muito mais ainda a inovação, em escala nacional:
-
Instabilidade econômica e jurídica: Cada tempo uma lei ou imposto novo, regras antigas que passam a não valer mais, lógica sendo jogada para o espaço.
-
Ambiente empresarial austero: Empreendedor é visto como ser maligno em potencial, qualquer problema que ocorre é culpa do capitalismo. Isso culmina numa burocracia estatal violenta, ao sempre suspeitar de má conduta.
-
Falta de planos Nacionais de longo prazo a expandir/defender a industria nacional: o próprio Estado Brasileiro muitas vezes compete e suprime as empresas, com estas ficando a própria sorte, buscando proteger o seu e ajudando a piorar o problema, ao apoiar regras e leis que as ajudam e aumentam a burocracia.
Tudo gera custo e necessidade de rever processos e correr atrás de se manter relevante ante um pais que sempre está em alguma crise.
Dessa forma, daí é análise minha, em que o ambiente nacional austero, molda a visão de boa parte das empresas e pessoas, de adotarem um modelo ultra conservador em em sua visão, se afastando da inovação.
Bateu-se tanto nas empresas e pessoas, que estas criaram carapaça e espinhos a fim de resistir a todas as intemperes que existem. Como para inovar é necessário arriscar, obter novos riscos de graça torna algo perigoso de ser buscado.
Aqui, vejo que quanto maior e antiga é a empresa, mais fechada fica. Sobrando apenas a poucas startups, com pouca carapaça, ainda sonhadoras a tentar algo.
Todavia, será que isso é apenas no Brasil e em outros países de mesmo ambiente austero ? Em paises ricos isso ainda ocorre ?
Acredita que há outras razões da pequena inovação no Brasil ?
A empresa em que você trabalha (ou trabalhou) é inovadora?
Conhece exemplos de sucesso em inovação no Brasil ?