Mantenha-se atualizado das techs que você segue de forma centralizada e organizada
Salve galera!
Hoje venho aqui trazer uma dica sobre como podemos se manter atualizados das techs que seguimos de uma forma centralizada e organizada.
Como em nosso mundo de tecnologia está cada vez mais rápido, no sentido de trazer novas features de certa tech ou até de novas bibliotecas surgindo com novos paradigmas e novas formas de desenvolver algo, nos sentimos cada vez mais pressionados em se manter atualizados sobre as tecnologias com que trabalhamos ou que mais gostamos da forma mais rápida possível.
Para se manterem atualizados e conhecerem as novidades dessas techs antes que todo mundo, muitos devs (inclusive eu) possuem o costume de ficarem navegando nos blogs das mantenedoras das techs em que trabalham ou que mais gostam (por exemplo, eu que sou dev frontend já tive muito o costume de nos finais de semana visitar os blogs relacionadas à essa área, como o blog da Vercel, mantenedora do framework Javascript Next.JS).
Porém, muitas vezes não temos tempo (ou até, não queremos) de ficar navegando e buscando as últimas novidades nesses blogs de tecnologia.
Para isso, muitos blogs implementam algo que chamamos de RSS. Mas primeiro de tudo, o que seria isso?
Acrônimo para Rich Site Summary (ou Really Simple Syndication), o RSS é um recurso de distribuição de conteúdo em real-time baseado em XML que possibilita usuários acompanharem as atualizações de blogs ou outros tipos de sites por meio de um software ou website agregador.
Depois dessa explicação introdutória, muitos devem ter ficado com diversas dúvidas, como O que seria um software ou website agregador?, ou até, Como eu uso o RSS?, mas para não sermos tão apressados, vamos seguir aquele famoso ditado, vamos por partes.
O que seria um software ou website agregador?
Um software ou website agregador, de maneira simplificada, é uma plataforma onde possibilita centralizarmos diversos RSS, criando uma espécie de feed com eles.
Até pouco tempo atrás, esses agregadores tinham apenas essa função, mas atualmente podemos encontrar agregadores que possuem diversas ferramentas, como a possibilidade de criar notas e highlights dentro dos artigos, e integrações com outras plataformas.
Como posso usar o RSS?
Para podermos usar o RSS, primeiro temos que escolher um agregador RSS (seja ele software ou website), para isso, logo no próximo tópico deixei algumas sugestões de agregadores de RSS.
Logo após de escolhermos um agregador de RSS e fizermos a sua configuração inicial (como fazer a instalação ou criar uma conta, para caso for necessário), podemos entrar em qualquer blog de tech e devemos procurar na home page do blog, ou até, na página de algum artigo, um botão que tenha um ícone similar a esse:
Quando clicamos nesse botão, normalmente, somos levados à um arquivo XML similar a esse:
Após esse arquivo tenha sido aberto, podemos copiar o link desse arquivo e configura-lo em nosso agregador (a forma de configurar o RSS do blog no agregador pode se diferenciar entre cada agregador, mas basicamente você deve colocar esse link em algum input que tenha um nome como adicionar RSS link ou adicionar novo link de RSS de origem) e pronto, o blog já está configurado em nosso agregador e seus artigos já estão disponíveis para leitura.
Sugestão de agregadores RSS
Como sugestão, vou deixar aqui dois agregadores RSS que eu já utilizei e que recomendo:
Fluent Reader (software)
O Fluent Reader é um agregador RSS multiplataforma (ou seja, possuí versões para Windows, MacOS e Linux) gratuíto e open-source (link de seu repositório). Esse software se destaca pela sua simplicidade: você instala ele, coloca os links RSS e já sai utilizando.
Feedly (website)
O Feedly é um agregador RSS que possuí versão gratuíta e versão paga (link de seu website). Ele se destaca pelo seu ferramental, como a possibilidade de procurar RSSs a partir de palavras-chave ou pelo nome dos blogs que deseja adicionar à plataforma, a possibilidade de organizar os feeds a partir da sua escolha e poder criar notas de dentro dos artigos (essa última ferramenta pode só ser utilizada com a versão paga). Eu conheci esse agregador recentemente, mas até onde eu o usei achei ele bem interessante.
É isso galera, hoje mostrei um pouco para vocês o que é RSS, como podemos o utilizar e algumas sugestões de agregadores RSS.
Agora deixo com vocês: vocês já conheciam o RSS? Se sim, vocês a utilizam no dia a dia? Vocês recomendam mais algum agregador RSS além dos que eu citei?