Executando verificação de segurança...
1

Olá '@NilkerDeMorais', iniciei minha caminhada a uns anos atrás, e me lembro de ter a mesma dúvida que você está tendo agora, sobre qual linguagem aprender, e me recordo de ter pesquisado muito na época sobre o assunto para poder ter um direcionamento, e vou te falar o que aprendi conversando com seniors que conheci. A questão é que a gente não precisa aprender uma linguagem de programação, a gente precisa aprender a programar, por mais que não pareça são coisas diferentes.

O que a gente precisa como programador ou desenvolvedor de software é aprender lógica, algoritmos, estrutura de dados, etc, ou seja, a base da programação, isso pois independente da linguagem, por baixo dos panos o que acontece é tudo a mesma coisa, o problema é que quando a gente esta iniciando, ainda não tem essa visão generalista sobre as coisas, e ela vem com o dia-a-dia de estudo e trabalho. Depois que aprendemos a base, para voce migrar de plataforma é muito "facil", da para aprender uma sintaxe em apenas uma semana, um framework em alguns meses talvez, mas não é isso que vai definir se você vai ser capaz de resolver os problemas ou não, mas sim se a sua base é bem sólida e bem desenvolvida, se você realmente sabe programar, isso que vai te ajudar analisar uma situação e saber o que fazer. Depois que você aprender isso não vai mais se apegar a nenhuma plataforma, e vai ver o quanto isso ajuda.

A questão de usar uma linguagem mais velha, não vejo como motivo de preocupação, na minha visão, uma linguagem se manter a tanto tempo no mercado como o Java, só mostra maturidade da linguagem, ela já se provou com o tempo, e já amadureceu o suficiente para ter uma comunidade forte, oferecer versões estáveis, ter problemas e limitações conhecidas, e também um grande número de bibliotecas e ferramentas que ajudam na produtividade no desenvolvimento.

Um ponto importante sobre o asunto que aprendi estudando engenharia, e que foi uma virada de chave pra mim, foi entender que não tem como escolher uma linguagem/ferramenta para desenvolver um software, sem antes saber quais são os requisitos do que vai ser desenvolvido, e é por isso que não vale a pena cair nas discussões de qual linguagem é melhor que qual, é preciso analisar o contexto, cada linguagem foi criada para atender uma necessidade no mundo do desenvolvimento, então é necessário sempre saber o que se quer desenvolver, saber quais são os requisitos do seu software, como deve funcionar, para quais plataformas, e apenas depois vamos saber as tecnologias que vão atender. Então o momento de voçê se aprofundar em uma linguagem ou framework, vai ser no momento que você se propor a desenvolver uma solução, e ter que pesquisar sobre o que vai te atender, e geralmente é usado nessa situação que você se encontra. Antes disso estuda a base, a programação mesmo, isso vai te tornar um profissonal bom mesmo.

Desejo boa sorte na sua caminhada, e espero ter te ajudado com esse texto.

Carregando publicação patrocinada...