Transição de Carreira: Da produção para análise de dados. Parte I
Sabe quando você está na praia e o mar te puxa?
Depois de 11 anos trabalhando na linha de produção, mudei de profissão e fui parar na área de dados
Resumidamente foi isso que aconteceu comigo. Aos 17 anos finalizei o curso de mecânica de usinagem pelo Senai, começei a trabalhar na área produtiva enquanto ainda estava no ensino médio. Aos 18 segui a maré e começei a cursar Engenharia Mecatrônica em uma faculdade particular, 5 anos depois me formei e para minha surpresa:
Escassez de vagas no mercado
Lá estava eu, longe da praia, levado pela maré
Aos 27 anos, formado há 4 anos como Engenheiro mas ainda trabalhando na produção. Começei a questionar, meus estudos, meu trabalho, meu futuro profissional. Esse processo levou quase 1 ano, pensei em virar youtuber, programador, empreendedor, e 1001 outras coisas. Mas depois de um tempo fui encontrando facilidade na área de dados. Fui do Excel para SQL, de gráficos em papel para o PowerBi e Metabase, de macros no VBA para o python e assim por diante.
Encontrei um bote salva vidas, que eu estava construindo sem perceber.
Hoje faz 6 meses que mudei de Fresador para Analista de Negócios, onde estou me encontrando profissionalmente cada vez mais. Foi um processo duro, mas percebi que meus 11 anos trabalhados em outra área não foram jogados fora, pelo contrário, a experiência em lidar pessoas, com dificuldades e problemas, me fez criar uma resiliência muito grande para atuar no mercado de tecnologia. Estou aprendendo muito, para mim esses 6 meses equivaleram a 6 anos de minha vida profissional haha e não me arrependi 1 dia sequer, porque agora sei que
Essa é a minha praia!! 😎😎😎😎😎
E você, já parou para pensar?
Compartilhe se você já passou por algo parecido.