Executando verificação de segurança...
1

De dev para dono do meu próprio sistema

Em 2019 senti uma necessidade de "empreender" para aumentar minha renda e não ficar "preso" a CLT e parti pra criar um sistema ERP para o varejo junto com meu primo.

Em maio de 2020 conseguimos lançar a primeira versão do sistema para uso final, e atualmente estamos com 232 clientes ativos a mais de 2 anos conosco, porém sentimos necessidade de crescer a cartela de clientes e focar em vendas (atualmente todas vendas vieram de indicação dos próprios clientes).

Com isso, assumi a parte de "negócios" da empresa e me distancei da parte técnica, porém toda minha carreira foi técnica e agora com esse desafio estou reaprendendo tudo novamente e queria saber se alguém já passou por isso e como conseguiu medir resultado e implementar planos voltado ao crescimento do negócio.

Qualquer idéia é bem vinda.

Carregando publicação patrocinada...
1

Estude Administracão se possivel. É necessário conhecer conceitos basicos para tocar uma empresa com seriedade. Tenha uma boa contabilidade, boa visibilidade do andamento do seu negócio. Faça o fechamento do resultado mensal o mais cedo o possível para lhe dar tempo de reagir.

1

Eu sou programador há uns anos, mas, antes de trabalhar com programação, trabalhei um tempo com vendas. A minha experiência foi totalmente em vendas B2B2C (vender para um intermediário para ele vender para o cliente final) e esse modelo de venda é fantástica pois é um ganha-ganha. Quanto mais o seu parceiro vender, mais ele compra de você e mais você ganha.

Não conheço seu produto e seu modelo de negócios, mas, se fizer sentido, esse modelo de vendas pode ser algo a ser considerado pois facilita o processo de vendas.

Exemplo prático:

  • Alimentação. Algo que tem bastante aqui no Brasil são produtores pequenos de comida que vendem o alimento para um intermediário, e que esse intermediário vende para o restaurante, para, então, o restaurante preparar o prato final e vender para o cliente.

É um modelo de vendas ótimo porque você chega no cliente com um discurso de "Ei, vamos ganhar juntos" e não com um discurso de "Ei, toma meu produto e me da um dinheiro".

Espero que faça sentido! :)