Executando verificação de segurança...
2

Gostaria de conselhos ou ajuda sobre a área de programação.

Olá, me chamo Mateus e tenho 17 anos (vou fazer 18 esse ano), e estou um pouco preocupado sobre se vou conseguir um bom futuro na área de programação. Primeiramente, gostaria de falar um pouco sobre o que me fez ter interesse nessa área e toda a experiência que já adquiri até agora.
Eu sempre tive interesse na área por gostar muito de computadores e jogos de videogame, isso somado com um grande interesse por aprender mais sobre como funcionavam as coisas por debaixo dos panos. Foi me aprofundando no assunto que cheguei no mundo da programação, sendo meu objetivo inicial desenvolver jogos. No entanto, após um certo tempo, peguei gosto pela área e comecei a me aventurar em diversas outras coisas. Me lembro de ter um breve contato com C# nessa época. Porém, o meu interesse se intensificou ainda mais quando entrei no IFMS fazendo o ensino médio com um curso Técnico em Informática integrado (inclusive ainda não acabei, estou no último ano). Eu sempre busco aprender coisas fora da escola, inclusive isso acaba se tornando o principal meio do qual eu aprendo coisas novas e adquiro mais conhecimentos da área. Entre as principais ferramentas que já utilizei e estudei estão: C#, Java, JavaScript, HTML, CSS, Python e (um pouco) PHP e SQL. Além disso, já utilizei os frameworks React Native e Svelte.
Atualmente estou estudando Assembly, e estou conseguindo evoluir consideravelmente bem, já fiz alguns códigos simples em Assembly, como: criar arrays e realizar operações com números. Além disso, paralelamente estou desenvolvendo um jogo com amigos da escola utilizando a game engine Godot que será nosso TCC (nosso TCC será sobre gamedev).
Mesmo assim, eu tenho aquele sentimento de medo de não conseguir um futuro bom, mesmo que eu esteja me esforçando o máximo que posso. Dito isso, gostaria de pedir para qualquer pessoa que já esteja na área algumas dicas sobre como prosseguir, como posso melhorar cada vez mais, e principalmente: perder esse medo.
Se você leu até aqui, agradeço imensamente por dispor de um pouco do seu tempo para ler esse "relato", e se tiver algo a dizer para mim, serei grato. Muito obrigado!

Carregando publicação patrocinada...
2

Bom um conselho de alguém que tem 18 anos na área, em situações normais de temperatura e pressão se tu se dedica e fica bom em qualuqer área você vai ter sucesso. Pensando em programação é muito mais sobre sua capacidade de realizar coisas, se você está começando e vai fazer faculdade na área quando for procurar estágio se tu consegue já subir projetos por mais simples que sejam já te ajuda.
Acredito que ainda exista muita demanda por desenvolvedores principalmente da parte web, falando de jogos temos uma anomalia em que se tu for por esse caminho ele tem mais pedras que o normal, acaba sendo uma área mais volátil até fiz um vídeo falando sobre isso:
https://www.youtube.com/watch?v=lU1FjytjZD4

Mas, de toda a forma diria pra seguir o que você gosta, mas tenha em mente que jogos é um caminho normalmente mais complicado do que trabalhar com web por exemplo.

Se valer outra referência eu fiz outro vídeo falando de toda a minha carreira na área de TI.
https://www.youtube.com/watch?v=Mg1LwqalVtA&t=162s

2

Opa amigo, muito obrigado pelos conselhos. Vou dar uma olhada nos vídeos sim. Inclusive, acho que não deixei muito claro na postagem, mas não busco trabalhar especificadamente com a área de games. Tenha um bom dia!

2

Eu já fiz isso pra você: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

Não estou falando do seu caso, não tenho como falar, mas fazendo um alerta, a maioria das pessoas entrou na área porque não saia da frente do computador em redes sociais e jogos, eu mesmo entrei quase por isso (era diferente porque praticamente não existia computadores), mas a maioria não consegue fazer bem a transição do hobby para a Profissão (em maiúsculo de propósito), inclsuive entre meus alunos quase todos entraram por isso, em alguns casos até os pais disseram pra fazer isso, e não deu certo. Quem entrou sério e tinha boa formação básica se deu bem, então apreste muita atenção nisso.

O fato de gostar das coisas como são por baixo dos panos é um alento e algo promissor, eu nasci assim, por isso me dei bem.

Eu entrei para desenvolver jogos, nunca fiz um de verdade :D E é uma das piores área que uma pessoa pode entrar por várias razões que não vou detalhar aqui. Mas se é seu sonho mesmo, tewnte seguí-lo, mas mantenha a mente aberta, como eu mantive e achei meu caminho rápido em outras coisas, me apaixonei por linguagens de programação e sistemas LOB.

Foca nos fundamentos, aprenda certo porque depois é difícil consertar. Parabéns por tentar Assembly para entender melhor o que está fazendo. Geralmente os melhores programadores não são os que dominam ferramentas, mas sim são solucionadores de problemas.

Não existem garantias na vida, tem que fazer seu melhor e estar pronto para se adaptar. VocÊ parece acima da média e tem boa chance, mas muita coisa pode acontecer, até um aciente ou doença que mude sua vida, mas pode se tornar um dos grandes profissionais da área. Tem que matar um leão por dia.

A internet é a casa do capeta, boa parte do que encontrar nela está errada. Separar isso é um dos "segredos". A IA faz isso de forma convincente até para quem tem boa formação, cuidado!
Seja questionador, raciocione, ache seu rumo, não confie em nada cegamente, nem o que eu escrevo, e não ache que saber receitas de bolo é programar.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

0
1

Primeiro de tudo, não terciarize suas decisões (leia mais sobre e tu vai entender).
Tu tens que saber se de fato é isso que tu quer pra tua vida, pq esse periodo academico é tudo meio que flores, não que seja um horror trabalhar como dev.
Area de desenvolvimento tem alto potencial de uma carreira boa, porem tu vai ter que ralar e dar o melhor de si pra conseguir boas oportunidades e empresas quererem teu servico (seja como dev clt/pj, ou vendendo um software), ou seja, ta valendo a pena para quem quer pagar o preço.
Ser apenas mais um que fez faculdade e um cursinho, vai morrer (ficar em vagas ruins) e perder espaço aos poucos no mercado, se atualize sempre, e cuida com o que os "gurus" compartilham na internet.

0