Gostaria de conselhos ou ajuda sobre a área de programação.
Olá, me chamo Mateus e tenho 17 anos (vou fazer 18 esse ano), e estou um pouco preocupado sobre se vou conseguir um bom futuro na área de programação. Primeiramente, gostaria de falar um pouco sobre o que me fez ter interesse nessa área e toda a experiência que já adquiri até agora.
Eu sempre tive interesse na área por gostar muito de computadores e jogos de videogame, isso somado com um grande interesse por aprender mais sobre como funcionavam as coisas por debaixo dos panos. Foi me aprofundando no assunto que cheguei no mundo da programação, sendo meu objetivo inicial desenvolver jogos. No entanto, após um certo tempo, peguei gosto pela área e comecei a me aventurar em diversas outras coisas. Me lembro de ter um breve contato com C# nessa época. Porém, o meu interesse se intensificou ainda mais quando entrei no IFMS fazendo o ensino médio com um curso Técnico em Informática integrado (inclusive ainda não acabei, estou no último ano). Eu sempre busco aprender coisas fora da escola, inclusive isso acaba se tornando o principal meio do qual eu aprendo coisas novas e adquiro mais conhecimentos da área. Entre as principais ferramentas que já utilizei e estudei estão: C#, Java, JavaScript, HTML, CSS, Python e (um pouco) PHP e SQL. Além disso, já utilizei os frameworks React Native e Svelte.
Atualmente estou estudando Assembly, e estou conseguindo evoluir consideravelmente bem, já fiz alguns códigos simples em Assembly, como: criar arrays e realizar operações com números. Além disso, paralelamente estou desenvolvendo um jogo com amigos da escola utilizando a game engine Godot que será nosso TCC (nosso TCC será sobre gamedev).
Mesmo assim, eu tenho aquele sentimento de medo de não conseguir um futuro bom, mesmo que eu esteja me esforçando o máximo que posso. Dito isso, gostaria de pedir para qualquer pessoa que já esteja na área algumas dicas sobre como prosseguir, como posso melhorar cada vez mais, e principalmente: perder esse medo.
Se você leu até aqui, agradeço imensamente por dispor de um pouco do seu tempo para ler esse "relato", e se tiver algo a dizer para mim, serei grato. Muito obrigado!