Como eu tenho usado o ChatGPT nos meus estudos de Inglês
Como muita gente aqui do TabNews ja sabe, o chatGPT vem facilitando muita coisa, pra muita gente. Eu não sou muito antenado nas aplicaçoes nas quais ele ta sendo usado e sequer tenho uma visão ampla o suficiente pra saber das possibilidade de uso da ferramenta num âmbito geral, mas assim que ele começou a fazer sucesso na rede eu resolvi testar pra descobrir qual era a boa.
Nos últimos tempos eu tenho me empenhado em focar nos meus estudos de língua inglesa, eu sempre começava e parava, sem manter uma rotina de estudo fixa e bem estruturada. A questão é que boa parte disso se dava à minha preguiça de procurar conteúdos práticos e teóricos soltos pela interwebs, então eu não mantinha um streak de estudos, era muito trabalhoso (para mim) encontrar e filtrar esses conteúdos de acordo com o que eu queria estudar, e quando eu conseguia, eu ja não aguentava mais ficar na frente do pc.
Então entrou o ChatGPT. Eu comecei a usar o chat pra sanar alguma dúvidas com relação à programação, já que, apesar de tudo foi através do Felipe que acabei conhecendo a ferramenta, e eu queria testar o quão exata ela era nas resposta. E assim como todos eu fiquei perplexo com a complexidade e velocidade de resposta, quase como mágica. A ideia de aplicar isso aos meus estudos de inglês veio algum tempo depois, eu não sabia exatamente o que ele era capaz de fazer quanto à isso então, eu comecei com alguns testes.
Pedi para que ele me desse uma explicação dos tempos perfeitos (passado, presente e futuro), assim como estrutura de frases e o particípio passado que é usao nesses tempos verbais, assim como me fornecer alguns exemplos de usos com contexto. A sacada veio na resposta. Depois da explicação ele adicionou como conclusão da resposta uma frase que fez meus olhos brilharem: "I can also provide some exercises for you to practice this content". A solução existe.
Todos os meus problemas foram varridos. Ele não só forneceu uma explicação detalhada do assunto pedido, como também me gerou um teste com 5 questões à respeito daquele assunto. Na primeira vez ele forneceu as respostas junto com as questões, mas nada que uma breve definição de parâmetros não resolveu. Ele passou a gerar testes de 15 perguntas onde as 10 primieras eram múltipla escolha, e as 5 útimas, perguntas abertas para respostas escritas, e ainda corrigia as minhas respostas enviadas em seguida, me dando toques e dicas naquelas que eu havia errado. Com alguns testes descobri que também é possível regular o nível de dificuldade das perguntas. Vale lembrar que vez ou outra ele cria perguntas com mais de uma resposta, ou onde nenhuma resposta é correta, mas ao pedir para ele explicar ou mesmo reanalisar a questão, ele reconhece o erro e a isola da equação. Eu comecei alguns testes com um sistema de pontuação, mas o número limitado de caracteres nas respostas geradas bloqueia a criação de testes maioes e mais elaborados.
Em resumo, meus estudos de inglês voltaram a ativa e eu sempre posso praticar conteudo novo através de exercícios dinâmicos, seja em casa, no trabalho ou no ônibus, consultar a ferramenta para tirar dúvidas rápidas, ou mesmo praticar a escrita ja que toda a conversa é feita em inglês. A possibilidade de criar esses testes quase que instantaneamente deu um boost tremendo no meu hype em manter o streak de aulas diárias, e ja estou ha mais de 2 meses sem deixar a peteca cair. O mais bacana é que isso pode ser aplicado a literalmente qualquer assunto, não só no aprendizado de outras línguas como japonês, alemão ou russo, mas pra tudo (tudo que ele possui conhecimento sobre) que se queira aprender.
Definitivamente, o "robozinho", como eu tenho chamado, me ajudou demais em continuar evoluindo. Espero que isso possa servir de ponto de partida pra alguém que também passe o mesmo perrengue que eu passava.