Executando verificação de segurança...
1

Já trabalho como programador, mas me sinto perdido.

Olá, prazer Marllon.

Vim aqui desabafar um pouco e pedir dicas do que fazer!

Comecei na programação no final de 2021 quando meus pais me colocaram em uma aula gratuita de JavaScript (não aprendi muito na aula, mas me apaixonei por lógica de programação).
A partir dai eu fui pesquisar sobre, aprendi um pouco de Python e em 2022 eu fiz um curso na minha cidade de Flutter (foi o único curso que achei na minha cidade sobre programação) gostei de programar, e quando eu recebi meu certificado um dos donos do local gostou que eu era o que mais estava empolgado e me esforçando para aprender o máximo.

Assim consegui meu emprego como Dev-JR Spring Java (mesmo não sabendo nada de Java).
Estou indo bem na empresa e tals, mas me sinto desnorteado.

Não sei se é algo normal, ou se só eu que sou uma pessoa meia estranha mesmo!?

Pois, quero aprender coisas novas e criar ou entrar em novos projetos!

Carregando publicação patrocinada...
1

Você está indo bem na empresa que você trabalha? Está feliz sendo um Java Dev? Então foque no Java e em qualquer relacionada para ser o melhor no que você precisa. Linguagens e frameworks nascem e morrem o tempo todo. Conhecer tudo é impossível e você vai se sentir impotente e frustrado ao tentar.

1

Eu to indo bem, e to feliz programando em Java, mas é bem isso que vc falou eu quero ter conhecimento de tudo mas eu não quero ter um conhecimento superficial na area

1

Marlon, as vezes nós precisamos entender como funcionamos, pra depois escolher melhor.

Vou dar um exemplo real para você entender o que falo:
Existe desenvolvedor backend e frontend, você escolheu ser backend com java, ok, nada errado nisso, mas você chegou a conhecer como é e o que faz um frontend ou um webdesigner?
Devs backend só controem códigos sem nenhum layout ou algo visível, é o bastidor do show, quase nada é visível. Já como frontend ou webdesign, você consegue ver melhor a sua criação, seu código, e tem pessoas que funionam melhor assim, desse jeito, vendo e adminirando cada pedacinho da criação visual.

Sugiro você dar uma estudada na parte de frontend para ver se gosta mais. Caso continue gostando de ser um dev backend, recomendo fazer um curso da harvard, gratuíto, que inclusive tem ele no canal do Filipe deschamps, chamado: CS50. Esse curso te dá uma visão do todo, explica em que nível nós devs desenvolvemos, o que nossa sopa de letrinhas vira no final de tudo e muitas coisas legais que dão a base necessária para você se tornar um excelente resolvedor de problemas, que é isso que todo dev é.

Forte abraço e sucesso!

1

Tenha calma, vc está indo bem. Já tem um trabalho e já está tendo contato com o dia-a-dia de trabalho. Imagino que vc seja jovem, então tenha calma e deixe as coisas acontecerem naturalmente. É importante se envolver (mas não tanto tbm) com as comunidades e procurar novos aprendizados, entender o que o mercado quer e ir se encontrando como profissional. Tente também não ficar só vendo assuntos de tech, veja sobre os assuntos do domínio e o negócio em que vc está trabalhando. No demais, é isso. Tempo, consistência e paciência. Muita água mata a planta.

Sucesso!

1

opa Giocruzx, bem isso eu acredito que por conta do início do meu percurso como programador foi muito rápido eu ando pensando que o meu dia-a-dia vai ser da mesma forma. Tenho que colocar na minha cabeça que vou adquirir conhecimento de pouco a pouco a partir de agora.

1

Desenvolvimento é assim mesmo, varias vezes nos sentimos perdidos. Oq voce tem que fazer é sempre ir fazendo as tarefas que te passam da melhor maneira possivel. Com o tempo voce vai pegando o jeito. Eu mesmo ficava muito perdido até uns anos atras, mas hoje sei que tudo se revolve, basta fazer seu trabalho. Um programador semrpe vai receber bucha e BO pra resolver, até porque esse é o nosso trabalho ;)

2
1

Isso é a coisa mais normal do mundo!

Pode ficar tranquilo!

Agora fazer outros projetos e aprender você pode fazer com projeto pessoais!

Abraços