Executando verificação de segurança...
3

Fala Gab, blz?

Alguns pontos que considero importantes e que venho aprendendo no meu side project que há mais de 1 ano não lanço por ainda achar que faltam coisas (kkk):

  • Definição de escopos

    Seu projeto precisa resolver um problemão, mas pra resolver esse problemão você precisa se dedicar a quebrar isso em pequenos probleminhas, daí você define o escopo: Focar em entregar o login, ou o cadastro, ou a listagem da tela inicial, etc. Isso considerando as partes mais pequenas, sempre.
  • Não seja ansioso¹

    Seu projeto não precisa ser lançado amanhã. Uma hora você precisa mostrar ele ao mundo ou para as pessoas que precisam da sua ideia funcionando, mas é um side project, você tem uma vida fora do projeto e as vezes vai precisar realmente se desligar ou do projeto, ou da vida fora do projeto pra acelerar as coisas.
  • Foco na entrega

    Não sei o seu ritual de preparação para codar, mas o meu consiste em jogar um YT music, abrir o code . e verificar o todo que deixei do dia anterior. Se você começar a se distrair por um tempo, seja pra trocar a música ou algo assim, significa que é hora de ir "esticar as pernas" kk, tomar uma água, enfim. Porque é melhor você respeitar essa sinalização, do que achar que está fazendo 3-4 coisas ao mesmo tempo e no final estar fazendo todas as 3-4 no modo "meia-boca".
  • Divida as ansiedades com alguém kkk

    Conte pra alguém o que você fez, escreva em um notion, etc, tenha um "diário de bordo", isso ajuda, tanto a ver quais as evoluções do seu projeto e da sua percepção sobre ele, quanto a ter uma memória externa. O notion é apenas uma recomendação mais fácil, se puder e quiser, claro, seria ideal um caderninho de anotações.

¹ - Talvez eu esteja levando isso muito a sério kkk

Para quem quer que se pergunte sobre o meu projeto de mais de 1 ano

Já troquei a stack duas vezes (haha). Na primeira porque queria aprender react enquanto construía o projeto e, até certo ponto, consegui, inclusive usando typescript, criando hooks personalizados, afins; Na segunda, foi de back, porque queria aprender Nest JS -- que por sinal, aquele gatinho é muito show. Atualmente estou tocando com meu framework favorito: Vue (Se pronuncia vju rs rs) e no back, sigo com Nest JS. Implementando algumas estruturas de Cloud, como cdn e armazenamento de blobs.

Enfim, espero ter te ajudado de alguma forma.
Boa sorte nos projetos!

Carregando publicação patrocinada...
1

Melhores dicas que já vi mano, parabéns, principalmente sobre o escopo e o "resolver um problema" um projeto pessoal tem que ter ou uma motivação de resolver um problema de uma comunidade, setor do mercado ou algo assim, ou então motivação de talvez um empreendimento novo, se o projeto for algo que ja existe ou que não tem valor concreto é bem difícil o projeto continuar vivo, desanima mesmo seguindo rituais ou dicas, é bem por ai mesmo, ou seja, o projeto tem que fazer sentido pra voce.