Executando verificação de segurança...
1
Carregando publicação patrocinada...
2

Cuidado com a armadilha das linguagens, não queira escolher a perfeita logo de cara, isso não existe. Se foque em aprender uma e principalmente aprender a lógica de programação.

Na internet tem muito clubismo de "essa é a melhor linguagem pra começar", "essa é a melhor linguagem pra X" e no começo isso não importa tanto. Linguagens só vão dificultar ou facilitar coisas em projetos profissionais. Se está aprendendo ou fazendo um projeto de brincadeira qualquer linguagem serve.

O que eu recomendaria é seguir esses passos:

  • Escolha uma linguagem de alto nível para aprender conceitos, lógica, fazer os primeiros problemas e se habituar com o básico da programação: Python ou Javascript (realmente pouco importa). Seria legal aqui fazer no mínimo os 100 primeiros exercícios do beecrowd.

  • Escolha uma linguagem com orientação a objetos e estude esses conceitos. Recomendo o Java, pois a orientação a objetos dele é a mais "clássica" e geralmente vai ter conceitos no java que podem ser confusos em outras linguagens.

  • Escolha uma linguagem de baixo nível para aprender sobre aloicação de memória e estrutura de dados. Esse passo é extremamente importante e a maioria das pessoas pulam e não sabem como as coisas fuincionam "por baixo dos panos". Recomendo C pesquisar como funcionam struts, arrays, ponteiros (muitos tem medo disso aqui), listas encadeadas (tentar programar uma na mão com ponteiros em vez de usar uma pronta), árvores, ..... tente recriar alguns algoritimos básicos de estrutura de dados, ordenação, busca sequencia, busca binária, busca em árvore.

  • Depois de saber todos os conceitos acima escolha uma linguagem que se sente confortável e comece fazer alguns projetos maiores. Só nesse momento recomendo entrar na parte web com HTML e CSS.