Executando verificação de segurança...
1

[InGestão de Projetos] E essa negócio de feedback

Antes de começar

São várias as formas que conversamos hoje sobre como passar, o famoso, feedback. Mas isso funciona? Existe mesmo uma forma de fazer isso?

Antes de começarmos a falar um pouco mais desse assunto, até para que possa entender um pouco mais nosso intuito aqui, recomendo a leitura do nosso primeiro post, no qual tratamos sobre qual nosso objetivo com o InGestão de Projetos

De onde começar

Acredito que para quem já trabalhou com em equipe, cedo ou tarde você vai chegar no dilema de "no que posso melhorar?" e talvez essa pergunta seja o principal motivador de estarmos conversando sobre feedback.

Trabalhar em equipe, até pode parecer, não é nada fácil. Principalmente depois de algum tempo já colaborando com a mesma equipe. Inevitavelmente, uma hora ou outra, alguém vai ter a sensação de estar estagnado. E aí é que entra a vantagem de ter um processo para feedbacks entre a equipe.

O feedback pode acontecer a qualquer momento, seja em um momento marcado para falar disso ou mesmo no "momento do café". Porém, temos um problema quando, de forma alguma, esse momento chega e também na forma que é passada.

Por cada indivíduo ser diferente um do outro, precisamos achar um meio termo que permita compartilhar informações, que podem ser sensíveis, de uma maneira mais leve, porém, ao mesmo tempo, objetivas e transparentes. E por isso é interessante ter um processo que ajude com isso.

É fundamentar ter clareza de qual o objetivo desse momento. O real motivo que leva a construir e dar continuidade a esse processo. O momento de feedback pode ser utilizado para vários casos: comentar sobre desempenho, como está sendo o rendimento, o que é passível de ser melhor entre outros pontos. Saber utilizar esse momento pode ser um diferencial para motivar e melhorar individualmente cada membro, consequentemente podendo melhorar o desempenho da equipe.

E como construir esse momento de feedback?

Atualmente, costumamos usar o feedback como, claro, um momento para apontar o que pode ser melhorado, mas também, para ressaltar o que está indo bem e que esperamos que o membro não perca. Também costumamos incentivar que seja um momento de uma via de mão dupla, na qual o membro tem liberdade para compartilhar o que tem achado, pontos que ele acredita que podem ser revistos e, da mesma forma, o que está indo bem.

Para guiar esse momento de feedback, costumamos utilizar uma planilha, com algumas perguntas chaves às quais possuem uma escala likert de 1 a 5, na qual 1 não atende totalmente e 5 atende totalmente. Utilizar essa planilha tem ajudado na hora tentar deixar esse momento menos subjetivo e torná-lo mais fácil de analisar.

Fazer com que isso faça parte da cultura da equipe traz ganhos muito proveitosos. Acaba se tornando, no final das contas, um momento de melhorias observadas para a equipe. Por isso é tão importante cultivar esse movimento, para que cada vez mais seja observado o que é passível de melhorar.

E por fim

Infelizmente (ou felizmente) não existe uma "fórmula de bolo" para fazer com que isso passe a ser cultural na equipe. É preciso criar, testar, analisar para saber se está sendo efetivo ou não.

É comum não ser tão efetiva na primeira vez, ainda mais para equipes que já estão a algum tempo trabalhando juntas, e pode até ser encarado como "mais uma coisa para fazer?", por isso é importante encontrar qual "receita" funciona melhor na sua equipe. Sempre lembrando que, o que for exposto nesse momento precisa ter uma base e ser objetivo. Colocar pontos superficiais e com algumas camadas de abstração pode acabar com esse movimento, pois é de suma importância que o membro consiga perceber no erro e/ou precisa melhorar.

E como vários outros assuntos que vamos acabar conversando aqui, não existe uma fórmula mágica. Existem sim, alguns modelos os quais podem ser utilizados como base ou talvez numa primeira interação. Mas, inevitavelmente, pensando em ser algo que faça parte da cultura vai precisar de ajustes.

E aí, vocês acham que faz sentido esse movimento? Como você costuma passar feedback para os membros da equipe? Deixe aqui nas respostas para que possamos ir crescendo juntos!

Carregando publicação patrocinada...