Executando verificação de segurança...
1

Salve Guilherme, tudo bem?

Seguinte, não tem um só caminho para aprender a programar, todo mundo faz de um jeito, mas todos os caminhos tem algo em comum -> Praticar.

O negócio da programação é você conviver com o código e fazer coisas que você gosta de fazer e que gostaria de passar um tempo sabe? eu particularmente gosto muito do python embora trabalhe com javascript, no meu tempo livre eu curto fazer algumas coisas para dar risada e entender como o código funciona.

Logo que começei, eu peguei algumas coisas do meu dia a dia e me propuz a fazer algo diferente pra mim, então por exemplo, eu fiz um Currículo baseado no Ragnarok Online, pois ele é meu jogo favorito e também foi o que me ajudou na vaga da empresa que trabalho hoje, poder mostrar algo que eu fiz.(https://kauegomes.github.io/RagnarokDevProfile/)

Achei um curso da alura em que eles mostravam como fazer uma Assistente Virtual simples com o python, então tentei fazer a minha com comandos para checar meu ip na rede e as outras máquinas, so para dar uma de hacker e dar risaca saca?

Então se eu tivesse que começar do 0 o que eu faria:

  • Pegaria algo que eu gostaria de aprender por que acho divertido, como jogos, pode ser por rpg maker (ruby), pode ser pelo pygame (python), pode ser pela unity (c#). Também pode ser legal você mexer com alguma coisa que interfira com o hardware, como inicializar uma webcam, alguma coisa que você tenha um retorno visual do que está codando (por que é satisfatório). Por mais dificil que seja fazer esse tipo de coisa (e vai fazer você queimar a pestana kkkkk) é o tipo de coisa que vai te forçar a procurar e ler muitas coisas pela net, fora os testes em infinitos aquivos "teste" que você vai montanto no seu pc so pra ver se o código funciona.

  • Ao mesmo tempo faria algo que fosse mais teórico tipo pegar um livro, ver uns videos na net, não só por que é util, como conviver com materiais sobre o assunto vai fazer com que você começe a entrar nesse mundo pouco a pouco. Quando você começar a conviver com uma galera que fala realmente sobre isso e que realmente se encanta com desenvolvimento e tem ideias malucas, você vai entender melhor o que eles falam.

  • Conheça pessoas que fazem isso, mas dica, não só as pessoas do trabalho que fazem isso e que tão ligadas no seu dia a dia, mas conheça a galera de outros lugares, que mexem com outras linguagens mas que tem os mesmos delirios que você, por si só as coisas se alinham magicamente quando outra pessoa conversa sobre lógica conosco.

  • Não se apegue a uma linguagem <- Confia. Todas as linguagens elas mudam no sentido de serem escritas de maneira diferente, a utilidade de ter uma linguagem favorita acaba fazendo com que você conheça mais bibliotecas sobre elas e tenha alguns macetes, ajuda de certa forma... Mas não é essencial para programar sabe? então nem citei uma linguagem específica para você praticar por que na real? sinta-se livre para escolher o que mais te agrada :) mais do que o código pronto, rápido ou não, o mais importante e que você curta o processo.

Espero que isso de uma luz do que você pode fazer se alguem quiser me corrigir em algo também sinta-se a vontade, tentei deixar da maneira mais genérica possível por que isso funcionou pra mim :P mas tenho certeza que você vai achar o seu caminho jovem padawan.
Que a força esteja com você o/

Carregando publicação patrocinada...
1