Executando verificação de segurança...
1

Serviços, Processos, Partição no LINUX

INTRODUÇÂO AO PENSAMENTO DE TRANSIÇÃO DE WINDOWS PARA LINUX

Olá, caros leitores, em uma longa pesquisa na internet para entender das muitas dúvidas, pude observar muitos problemas de transição relacionado ao sistema operacional linux, como o basico, gerenciamento de processos no pinguin.
Existem pessoas com toque em gerenciamento de memória, apesar de muito uso de mémoria não significa algo ruim, me pergunto o minimo é entender os processo e o que pode "minerar" no meu hardware, o que é que está rodando detalhado, seus nomes e funções da onde vem, no windows, sou esse cara, que vai no processo busca os processos que não vai impedir o funcionamento do sistema e mato, como cortana, o antivirus do windows e muitas outras coisa, hehehe, nesses últimos 6 meses que estou utilizando o Linux de muita pesquisa para ter um pouco de conhecimento para saciar o meu toque para fazer um balanciamento do conhecimento de windows e linux até eu ficar satisfeito, hoje estou gostando absolutamente muito do linux, espero ao menos uma pessoa com esse meu post.
ahh, lembrando meu processador é intel i5 quarta geração, é preciso gerenciar pra ter alguma coisa, funcionando bem.
VAMOS COMEÇAR.

Caso tenha um ssd ou hd é indicado ter um exclusivo com o seu Linux, pois pode reduzir uns 20% a velocidade do seu CPU, testei 4 Desktop Enviroment, Gnome, xfce, KDE Plasma e Cinnamon.

Gnome: Muito bom mas não foi bom para o desempenho que quero.
XFCE: Melhor para desempenho
Cinnamon: É a minha segunda opção, pois é belo como o gnome e possui um certo desempenho.
KDE Plasma: Foi o último que testei, tive muitos problemas pois, rodar em um ssd particionado me deu muito problema, depois que formatei o ssd somente para o sistema operacional ele está estável e é preferido até então.

Sou programador e o melhor sistema que encontrei para as minhas necessidades é o OpenSuse Tumbleweed com KDE Plasma, é totalmente estavel e tem um desempenho muito acima dos demais.

ENTENDENDO OS APPS GERENCIADORES DE SERVIÇOS

Primeiro precisamos treinar os nossos olhos pois os serviços no Linux são diferentes do windows e isso foi complicado no início, porém, temos programas que melhora nossa visão para deixar tudo um pouco mais intuitivo, por exemplo no KDE plasma tem o “monitor de sistemas” que tem até os ícones do app aberto, lembro que o Gnome também.
No terminal temos o comando:
top : Mostra de uma forma complicada para iniciantes
htop : É preciso baixar pelo repositório com o gerenciador de pacotes que é mais intuitivo.
Todos estes e outros é preciso ter os olhos treinados para entender.

INFLUENCIA DA PARTIÇÃO SWAP E DISCO RIGIDO

A partição é muito importante na hora do seu sistema funcionar perfeitamente, foi citado um pouco antes deste tópico mas, vou detalhar “resumidamente” :D.
A melhor forma para um sistema operacional rodar é livre de outros arquivos, eu notei a diferença de performance depois de ter quebrado os meus sistemas mais de 12 vezes sem exagero, as ultimas eu achava que tava bom e não tinha backup e usava o sistema normalmente, mas aprendi porque eu sou curioso, e a curiosidade matou o pinguin.
Caso não seja possível não é perde um pouco de desempenho gráfico, acredito ser isso pois foi onde percebi mudanças.

O SWAP é muito importante para quem tá começando entender, pois é onde o sistema trabalha caso a sua memória seja curta ou não, é uma mão na roda, o swap é absolutamente muito importante
por isso indico 8gb para trabalhar com o seu disco de memoria.

ATALHOS PERSONALIZADOS PARA MATAR PROCESSOS TRAVADOS

Aqui acredito ser a cereja do bolo, todos nós sabemos o qual irritante é quando o seu sistema trava e tem que esperar aquele tempo ate o sistema voltar das férias, 80% das vezes ele nunca volta, e não a nada como um ctrl + alt + D para limpar tudo e te da acesso ao ctrl + shift + esc para abrir o gerenciador e matar aquele parasita que travou tudo, ou até mesmo o ctrl + alt + Del.
Pois com muita pesquisa, cheguei aproximadamente ao um resultado parecido, segue o raciocínio:

No linux existem a talhos que você pode criar em “atalhos personalizados” que é possível criar comandos pelo terminal sem ter o terminal aberto aumentando significativamente a velocidade da ação como por exemplo.

Kill -9 -1 : este comando fecha todos os processos só sistema que é necessário para o sistema funcionar, isso é como se o linux tenha reiniciado novamente voltando para a tela de login.
Existem comandos para te ajudar a finalizar os processos parasitas.

Uma outra forma é você detectar os programas que pode parasitar o seu sistema e criar um comando como: pgrep

OBS: qualquer dúvida deixe nos comentários, estou aprendendo a cada dia, não repare nos erros de escrita, e caso tenha dicas e correções será um pecado não dizer, Desejo tudo de bom para todos nós!

Carregando publicação patrocinada...