Executando verificação de segurança...
1

O que é falsificação de IP?

Typing SVG

# O que é falsificação de IP?

A falsificação de IP refere-se à criação de pacotes IP ( Protocolo da Internet ) usando uma fonte falsa Endereço IP para representar — ou falsificar — outro dispositivo. Depois que um endereço IP falso é visto como confiável, os hackers podem extrair o dispositivo da vítima para obter informações confidenciais ou iniciar um ataque online.

Embora seja frequentemente usado maliciosamente, a falsificação de IP em si não é um crime cibernético — existem algumas razões legítimas para falsificar um IP. Por exemplo, as empresas on-line costumam usar endereços IP falsificados para testar sites antes de viverem.

Quando usado para fins de um ataque de falsificação de IP —, como usar um endereço IP falso para invadir servidores para desligá-los ou roubar dados — A falsificação de IP é considerada um crime cibernético. Hackers também podem usar outras formas de falsificação, como site ou falsificação de telefone para coletar informações pessoais.

Como funciona a falsificação de IP

A falsificação de IP funciona assim: um hacker usa código ou outras ferramentas especiais para alterar o endereço IP de origem no cabeçalho do pacote enviado, que é a coleta de dados necessários para que uma mensagem on-line chegue ao seu destino. Essa modificação de IP engana o computador receptor a pensar que o pacote de rede é de uma fonte confiável; portanto, o pacote ( e os dados ) são aceitos.

Para entender mais sobre como a falsificação de IP funciona, precisamos cobrir alguns princípios básicos da Internet.

Pacotes IP

Computadores em rede e outros dispositivos se comunicam enviando e recebendo Pacotes IP Dados — divididos em bits. Quando você solicita informações na Internet, seu dispositivo recebe pacotes IP e os remonta. É assim que a internet funciona.

Todos os pacotes IP contêm um cabeçalho com informações importantes sobre roteamento, como o fonte endereço ou onde a mensagem se originou. Normalmente, o endereço de origem é o endereço IP da pessoa ou computador que enviou o pacote. Durante a falsificação de IP, o endereço de origem é um endereço IP falso que geralmente imita uma fonte confiável.

Durante a falsificação de IP, um endereço IP de origem falsa imita uma fonte confiável em pacotes IP.

Ataques de falsificação de IP

Os hackers podem usar ferramentas para modificar o endereço de origem dos pacotes IP que enviam. Com um endereço de origem falso, os hackers podem aparecer como um dispositivo confiável na sua rede e solicitar informações confidenciais que seu dispositivo distribuirá livremente. Depois de ganharem confiança, os hackers também podem atacar diretamente o seu dispositivo.

Ataques de falsificação de endereço IP podem ser difíceis de detectar. Eles ocorrem no nível da rede, portanto não há sinais externos de adulteração. E como o endereço de origem é falso e randomizado, é difícil bloquear essas solicitações maliciosas ou rastreá-las até a fonte real.

Tipos de falsificação de IP

A falsificação de IP pode ser usada para uma variedade de ataques. Depois que os hackers obtiverem a confiança do seu dispositivo, eles poderão usar essa vulnerabilidade para solicitar informações pessoais, enviar um vírus de computador, ou até transforme seu dispositivo em um zumbi para suportar uma grande escala ataque bot em uma rede de destino.

Aqui estão os tipos mais comuns de ataques de falsificação de IP:

DDos

A DDoS ( ataque de negação de serviço distribuído ) funciona sobrecarregando uma rede ou servidor com tráfego até que ela trava. Os hackers usam pacotes IP contendo endereços IP falsos para explodir redes ou servidores até que não possam acompanhar as solicitações, quebrando como resultado.

O objetivo de um ataque DDoS é inundar uma rede ou servidor até que não seja possível processar solicitações e atender visitantes reais. E, como um ataque DDoS usa falsificação de IP, o endereço de fonte falsa também é continuamente randomizado, dificultando o rastreamento e a parada das autoridades.

Os ataques DDoS usam endereços IP falsos e falsificados para inundar servidores e sites de falhas.

Mascarando dispositivos botnet

Botnets são redes de computadores invadidos que podem ser controlados remotamente para se espalhar malware, spam, ou ataques DDoS de estágio. Uma única botnet pode conter dezenas de milhares de computadores.

Em um ataque DDoS, os hackers costumam usar botnets para enviar um número esmagador de pacotes IP falsificados para um servidor. Com os endereços IP falsificados, os hackers podem disfarçar os endereços de origem de suas redes bot, dificultando a parada.

Man-in-the-middle

Um ataque do tipo intermediário ocorre quando hackers interceptam a comunicação entre dois computadores que desconhecem a interferência. É um ameaça online comum que permite que hackers escutem ou até alterem a comunicação.

Em um ataque man-in-the-middle, um hacker usa falsificação de IP para interceptar comunicações.

Durante um ataque de falsificação de IP, os hackers alteram seu endereço IP para induzir seu dispositivo a pensar que são legítimos. Usando esse método de falsificação de IP, os atacantes do meio podem interceptar a comunicação entre dois dispositivos, a fim de alterar ou roubar silenciosamente pacotes IP. Seu dispositivo também pode fornecer dados confidenciais livremente aos hackers do tipo man-in-the-middle, nos quais eles podem usar ou vender nos marktplaces da dark web.

Como evitar falsificações

Para ajudar a evitar falsificações de IP, você deve usar um VPN para ocultar seu endereço IP. Em seguida, monitore sua rede quanto a atividades suspeitas com um firewall, que usa um filtro de pacotes que inspeciona os cabeçalhos dos pacotes IP. Visite apenas sites seguros que usam o protocolo HTTPS e use senhas fortes em todos os lugares possíveis.

Infelizmente, não é possível impedir completamente a falsificação de IP. Mas há algumas coisas que você pode fazer para impedir que pacotes IP falsificados entrem em uma rede.

Aqui estão algumas ferramentas que podem ajudá-lo a evitar a falsificação de IP:

  • Métodos de verificação fortes

Ferramentas como Certificados SSL ajude a verificar sites que tentam se conectar à sua rede.

  • Firewalls

Proteja sua rede com um firewall para proteger seu dispositivo contra pacotes IP não autorizados, endereços IP de origem falsa e tráfego suspeito.

  • Os mais novos protocolos da Internet

IPv6 vs IPv4 oferece proteções de segurança atualizadas.

  • Sites HTTPS

Sites com segurança criptografia protocolos — como HTTPS — são geralmente mais seguros. Um extensão do navegador de segurança online também pode ajudá-lo a detectar sites perigosos enquanto navega.

  • Senhas fortes

Criando senhas fortes ajudará a manter as spoofers IP fora dos seus dispositivos.

  • Autenticação de endereço IP

O uso da autenticação de endereço IP no lugar de outros dados de login pode ajudar a verificar se os usuários são quem eles dizem ser.

  • Um antivírus confiável

Usando aplicativos de antivírus gratuitos no mercado, você tem mais chances de pegar qualquer intruso tentando entrar na sua rede.

  • Obrigado por dedicar seu tempo aqui, até o próximo post!*
Carregando publicação patrocinada...
1

Bem demais novamente sua explicação e o conteúdo com uma didatica sensacional, continue assim, queria saber qual é a sua formação ou conhecimento sobre o assunto, pois queria aprender sobre hacking, e se puder queria trocar uma ideia contigo, um abraço!

1

Agradeço novamente pelo comentário, tenho 16 anos e comecei a me interessar por programação com 11 anos de idade quando eu vi um anúncio de um curso de JavaScript, fiquei super interessado em aprender como funcionava e então comecei a procurar conteúdos relacionados a programação, meu primeiro contato foi justamente com o JS, como eu não tinha ninguém para me auxiliar, comecei pelo JS mesmo, e só depois de muito tempo eu fui descobrir que o correto a se fazer era iniciar pela lógica de programação para depois aprender uma linguagem.
Pratiquei JS por alguns meses e depois comecei a aprender HTML e CSS, depois com 14 anos me interessei por Python e comecei a estudar a linguagem, ano passado fui aprovado para estudar no Instituto Federal no qual entrei no curso técnico de informática, no primeiro ano aprendi a linguagem C e também comecei a estudar hacking por conta própria e a ler materiais relacionados a esse assunto, vale citar que eu acompanho alguns canais no YT que já me ajudaram muito, como:

  • Filipe Deschamps
  • Gabriel Pato
  • Gustavo Guanabara
  • Código Fonte TV
  • e alguns outros...

Fiz diversos cursos, de hacking, programação, sistemas operacionais, etc, cursos no qual fiz gratuitamente e que me proporcionaram uma bagagem de conhecimento muito grande, esse ano estou aprendendo linguagem Java e Banco de Dados no colégio, e estou estudando Ruby por conta própria para eu conseguir começar a programar minhas próprias ferramentas de hacking que ajudam em bugbounty, basicamente é isso, como sou um pouco novo não tenho um grande conhecimento ainda, mas estou no processo de aprendizagem e buscando me aprimorar todos os dias, e se quiser trocar uma ideia estarei disposto a te ajudar com aquilo que eu conseguir, mais uma vez obrigado.
Abraço!

1

Caramba simplesmente incrivel, que legal que descobriu sua paixão tão cedo, continue estudando e compartilhando seu aprendizado, um canal no youtube seria bem legal e ajudaria muitas pessoas com sua didatica, um grande abraço!