Executando verificação de segurança...
2
LukeMe
1 min de leitura ·

Já procurou um mentor aprender programação ?

Boa tarde

Gostaria de saber se algum de vocês ja procurou um mentor para programação, se já teve um mentor, se já pagou alguém pra ter aula e tirar algumas dúvidas.

Porque eu já precisei de alguém pra me ajudar mas a minha ajuda sempre foi conteúdos online, e se tivesse um mentor, teria me ajudado 1000%.

Carregando publicação patrocinada...
2

Um mentor ajuda muito, você mesmo sentiu essa falta, aqueles que fala para "ir e tentar sozinho" ou que "só conteúdo da internet é o bastante" não sou muito fã desse tipo de pensamento, não estão erradas, mas se podemos "simplificar" o precesso, e ter uma pessoa para tirar as dúvidas mais profundas você com certeza ganha mais tempo de apredizado.

Eu ajudo alunos com dificuldade em programação em uma federal de nivel técnico e esse comentário vem dessa experiência.

1

boooa johnattan! muito bom! concordo com seu ponto de vista, uma coisa é aprender com tutorias da internet ou com documentações, outra coisa é aprender com quem já trabalha com aquilo e sabe como funciona no dia a dia

1
1
1

Eu descobri que um vizinho meu é programador , entrei em contato e ele se disponibilizou pra ser meu mentor , acho importante ter um pra acelerar seu aprendizado, até pagaria se tivesse condições.

1
1

e se tivesse um mentor, teria me ajudado 1000%.

E quem te garante isso?
É muito fácil a gente se abraçar na ideia de que nossa vida seria melhor ou mais fácil se a gente tivesse aquilo que a gente não tem, mas nada disso é garantido.

Por hora, meu 'mentor' é um colega de colégio meu, que entrou na área de programação desde quando eu ainda me aventurava na Administração. Eu não "uso ele" como stackoverflow, mas sim para pegar dicas de carreira e afins.

1

Pois é, dependendo do "mentor", pode até atrapalhar mais. Tá cheio de charlatão com discurso convincente (que um iniciante não teria discernimento para perceber).

Eu não tive mentores (no sentido de alguém com esse compromisso de ter uma relação mestre-aluno ou algo do tipo). O que eu tive foram pessoas que eu via que trabalhavam muito bem e tinham algum diferencial, e tentava me espelhar nelas, extrair o que elas tinham de bom e tentar aplicar para o meu contexto. Com algumas eu trocava ideias e experiências, com outras eu só observava. Tudo de forma muito orgânica.

Pra mim funcionou melhor do que ter uma única pessoa "oficial" para consultar.

1
1

Sim com certeza, mas pelo menos ele te da a visão geral de como funciona o mercado porque ele já está lá dentro

1

Não, acho que no dia a dia na prática, os plenos e sênios ajudam demais, mas pagar um professor particular não.

Acredito que isso mais atrapalharia que ajudaria, o mais próximo disso fora no ambiente de trabalho é o ChatGPT, com um bom prompt e as perguntas certas, ele consegue me passar tudo que preciso pra entender qualquer coisa, além de exemplos e exercícios, porque posso ficar 10 horas sem parar perguntando ou sendo uma ameba e "ele ainda vai ter paciencia" kkkk

Isso junto de um bom roadmap, planejamento e exercicios.

Quando travo em algo e procurando não encontro, eu procuro outras coisas que de certa forma tem alguma ligação, assim me fazem ter um insight de como resolver meu problema.

O que quero dizer é que ter alguém que pode ter auxiliar de vez em quando ajuda horrores, mas ter alguém fixo ali te ajudando passo-a-passo me parece mais que atrapalharia já que você está lidando com outro ser humano e também pode ofuscar sua indepencia

1

concordo! uma pessoa fixa no seu pé, tipo um treinador, não seria o ideal, mas alguém pra tirar dúvidas e auxiliar ajuda bastante

1

Eu tenho um mentor e sempre trocamos idéias. O legal é tirar o máximo mas sempre tentando ir ganhando vida própria, pra não virar moleta. Uma dica interessante é usar o chatGPT como parte da mentoria, mas não se enganar, programar leva tempo, dor e frustações. O mentor não pode responder por vc, ele deve te ajudar a chegar no próximo nivel.

1

O mentor tem que deixar a pessoa se virar também, tem que tirar dúvidas quando estiver emperrado em algum problema a muito tempo, mas o programador precisa ter sua jornada de frustrações