Executando verificação de segurança...
8

isso é o dia a dia de um programador ?

aonde eu trabalho atualmente, me deparei com uma situação inusitada.

um colaborador, com trinta e tantos anos, uma filha, quase 2 metros de altura, um porte físico forte (calma javascripto), passou por uma situação um pouco constragedora mas entendível durante o seu expediente de trabalho.

Ele estava na empresa há um pouco mais de 2 ou 3 meses, se dedicando bastante nos seus códigos, sugerindo melhorias, entregando resultado conforme o que era esperado pra alguém em tão pouco tempo naquela empresa (apesar deste rapaz ser senior) mas trabalhando em um projeto que os clientes demandavam bastante dos desenvolvedores, muita correções, qualquer detalhe poderia resultar em perda de dinheiro, cobranças indevidas, etc. Ele aguentou o rojão por um tempo mas chegou um momento que ele não suportou...
Simplesmente desabou de chorar na mesa de trabalho! Todos ficaram em pasmos, porque não é algo normal de se ver no trabalho, foi a primeira vez que aquilo aconteceu na empresa, depois de quase 15 anos de criação da mesma. Chorar no ambiente de trabalho é normal (kkk zoeira) mas geralmente se faz isso no banheiro mas o individuo não conseguiu nem ir ao banheiro para desabar. Isso porque era um cara com filha, trinta e tantos anos, desenvolvedor senior com vários anos de experiência, já havia trabalhado em serviço público, enfim.

Aí você abre o instagram e vê aqueles dev's com a vida dos sonhos, que mais viaja do que trabalha, só sorrindo, feliiiiz da vida, e a galera acreditando em tudo isso.

Não entendam mal, só queria compartilhar um chá de realidade com vocês porque sei que aqui no Tabnews tem uma galera iniciante. Ah, e se você é "veiaco" na área de tecnologia e já presenciou algo assim, compartilha aí nos comentários.

Lembrando que saúde mental é coisa séria pessoal.

Carregando publicação patrocinada...
3

a situação não é comum de acontecer na frente de todos mas nós bastidores é bastante comum, a profissão demanda bastante dos colaboradores e em empresas do Brasil isso tende a ser pior porque a cultura em si já espera que ir além do seu limite é o mínimo a ser feito, além disso ele tem uma filha o que torna necessário na maioria das vezes o profissional se expor à situações estressantes vestir a mascara do "ta tudo bem" e seguir em frente, mas se você não trabalha isso numa terapia (seja com um psicólogo ou com algum vicio como álcool e nicotina, o que resta é cair aos prantos no banho ou na daily).

muitos devs estão indo pra gringa não só pelo salário, mas porque grande parte das startups oferecem um ótimo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, flexiblidade de horário e liberdade de escolha de como tocar a propria carreira, que acaba sendo o conto de fadas que vemos no Instagram, claro que tem muita coisa que é fake, a galera divulgando só a parte bonita do trabalho, no fim a melhor coisa que se pode fazer na área é, estudar pra ser f_da suficiente pra sair da empresa quando quiser, ter uma grana guardada pra não ter medo de ameaça de demissão e escolher o que você quer pra sua carreira e botar o p_u na mesa quando chefe falar torto com você e nao negligênciar a sua saúde fisica e mental.

2

Naturalmente, nem tudo são flores. Nossa área tá mais para adotar um estilo de vida do que trabalhar nela... Para uma pessoa cair as prantos assim, não deve ser de hoje que tem pressão em cima dela, muitas demandas e etc...

Eu nunca entrei no mercado, estou tentando, posso estar falando besteira, mas por uma pessoa ser sênior, não acho que tudo deve ficar nas costas dele... Acredito que houve uma má gestão ai nan divisão de carga ou a empresa pode estar passando por uma falta de profissionais, assim como várias outras. Repito, posso estar falando besteira, não sei como é a empresa e muito menos a rotina dentro do mercado.

O problema das redes sociais:

As pessoas tem uma tendência em mostrar apenas o lado bom das coisas, e nunca a luta e o sofrimento para atingir determinado resultado. Então o espectador acha que não haverá momentos dificeis, que é 20k em 6 meses, que tudo dá certo de primeira e etc...

Enfim, muita gente usa isso para vender cursor com a falsa ilusão que tudo são flores.

MAS NEM TUDO É SÓ SOFRIMENTO!! Também tem o lado bom, com salários altos, consequentemente tendo uma qualidade de vida melhor, mas tem que ter pulso para continuar, alias, em qualquer coisa, se não existe determinação, está fadado ao fracasso.

1

Sugiro assistir um documentário no YouTube: Made in Bangladesh (https://youtu.be/LWvOlZ4hPU0?si=xe3zVITHIqOKDcNu). Pressão, cobrança e qualidade, são parte do dia-a-dia dos profissionais, ainda mais seniores. Em meu entendimento nosso trabalho, no Brasil, por mais chato as vezes, estressante não justifica tamanha carga emocional. Falta de trabalho, e desemprego sim justifica o desespero e a destruição emocional, ainda mais para um pai de família. Talvez o "desabamento" dese profissional não esteja relacionado ao trabalho e suas cobranças, talves algo profundo, familiar e emocional pesado, que o trampo só foi o gatilho. Trampo é trampo e devemos fazer o que somos pagos pra fazer. Sempre buscar o melhor pra nós primeiro. Está ruim, opressor, insalubre? Mexa-se e busque o melhor pra vc. Não concordo com a onda demonização do trabalho. Aprender a lhe dar com as situações e o que faz ter experiência. Sem pressão, dificilmente vc descobrirá o seu melhor.

1

Acho que vi a mesma história no grupo do whats de vaga para devs, haha, te encontrei aqui também. Mas é foda mesmo, pensamos que é tudo um mar de rosas, mas a verdade é que não existe trabalho perfeito, como um conto de fadas, a realidade vem, e bate forte.