Executando verificação de segurança...
1

Já tem 23??? jovem vc é um bb e eu tenho 41 anos e ainda faço cursos.

Independente de vc seguir na engenharia ou programação vai ter muito esforço.

Eu acho q vc tem q fazer o que te faz feliz, esse é o primeiro ponto. Mas pelo seu relato sinto q não é a engenharia, posso estar errado.

Sobre seus pais, na verdade eles se preocupam, mas talvez o q precisam entender é que ninguém é igual, então não se compare aos outros. Tenho 41 anos não sou casado e nem filhos tenho, e tô muito bem assim.

Sobre o mercado de trabalho ele é cíclico, hj pode estar ocorrendo os layoffs, mas os bons profissionais sempre conseguirão se realocar.

Ah e comecei minha faculdade com 27 anos, fiz Ciência da Computação, iniciação científica em tv digital e não peguei nenhuma DP.

Então só depende de vc se vai seguir para um lado ou outro. Mas tenha em mente que vc não concluir o curso e começar ganhando 10 mil reais. E não precisa ter pressa pra isso tbm. Vc ainda tem muito pra seguir, 23 anos tá no início da vida.

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu sei que a minha percepção de tempo está bem distorcida haha, mas na minha cabeça o meu tempo está acabando e que eu não tenho muita margem para erros, e no fundo eu sei que isso não é verdade, mas foi assim que fui criado. Sempre foi assim no ambiente no qual estou inserido e para mim, essa forma de pensar é completamente natural.

Eu sei que no final é tudo preocupação deles comigo, mas é uma coisa nada saudável. Lembro de quando saiu o resultado do SISU de 2017 e eu não tinha passado. Tinha acabado de terminar o colégio e ouvi meu pai gritar que eu não seria ninguém na vida por não ter conseguido uma aprovação logo após sair da escola. Lembro de ter ficado atônito porque todos próximos a mim tinham conseguido algo e eu não. Pensei que tinha algo de errado comigo, e esse pensamento só era reafirmado com as coisas que acabava ouvindo dentro da minha própria casa.

Eu acabei absorvendo essas coisas que escutei meu pai falar para mim e acreditando nelas. Ainda em 2017, semanas antes tinha saído o resultado do vestibular do IFPE, e eu tinha sido aprovado em segundo lugar, mas acabei não terminando o curso de Automação Industrial. No SISU de 2018, fui aprovado em engenharia eletrônica na UFRPE e comecei o curso em 2019. Desde então, estou lá, mas nunca quis de fato fazer aquilo. Só fui fazer porque era o que tinha. Afinal, foi dito que eu não seria ninguém na vida, então ou era aquilo ou nada.

Mas é isso, vou seguir firme. Obrigado por ter parado para ler e escrever algo aqui no meu post. Sucesso, abraços.