JavaScript para RPG de Mesa!
Olá, eu sou LudyLUDK — Estudante de ADS com foco em Data Science e esse post é sobre uma dificuldade que venho tendo para colocar meu Sistema Próprio de RPG em um VTT (Virtual Tabletop) chamada FoundryVTT. Eu estudo Data Science com muito mais foco que outras áreas como programação propriamente dita, então venho tendo bastante dificuldade para fazer essa tarefa, e sim, isso é um pedido de socorro.
Messmagic
Messmagic rpg é como nomeei meu sistema, se trata de um sistema de Dados Dinâmicos que progridem de acordo com o quão focado em um dado tipo de tarefa seu personagem é.
Atributos & Perícias
Praticamente você tem 4 Atributos: Agilidade, Físico, Lógica e Presença, cada atributo tem uma Lista de Perícias — é por meio dessas perícias que você age, por exemplo, se você quiser detectar um alvo inimigo que se encontra camuflado e atirar no mesmo após detecta-lo, você deve fazer um Teste de Percepção (Lógica) e se for bem sucedido, fazer um Teste de Pontaria (Agilidade) para atirar na sua vítima.
Teste de Perícia
Você usa uma quantidade de d6 (Dados de 6 faces) iguais ao atributo da perícia em questão e fica apenas com o melhor resultado dentre os d6. Por exemplo, digamos que você tenha Agilidade 3, significa que ao fazer um Teste de Pontaria (Agilidade) você joga 3d6 e fica com o melhor resultado dentre eles.
Poderes & CT
Você ganha uma quantidade de Poderes de Aventureiro ded acordo com seu nível e vai progredindo ao decorrer da aventura. Cada Poder lhe bonifica com um efeito (Poder usar duas armas para o Poder: Combate com duas armas, por exemplo), Pontos de Vida e Esforço (PV e PE) e CT (Classe de Treinamento) em algumas perícias, o poder Combate com duas mãos, pode conceder CT em Luta e Reflexos por exemplo.
Entendendo CT
Como falado, você joga quantidades de d6 variadas de acordo com seu atributo da perícia em questão, mas esse dado muda de acordocom sua CT, que vai aumentando de acordo com os poderes que você escolhe.
A progressão é feita da seguinte maneira:
- Sem treino: Você usa d6 em seus Testes.
- Iniciado: Você usa d8 em seus Testes ( Precisa ter ganho 1 CT).
- Treinado: Você usa d10 em seus Testes ( Precisa ter ganho 2 CT).
- Especializado: Você usa d12 em seus Testes ( Precisa ter ganho 3 CT).
- Perito: Você usa d20 em seus Testes ( Precisa ter ganho 4 CT).
Especificações do Códico
Sendo direto, o sistema precisa rodar no FoundryVTT (https://foundryvtt.com) — um Virtual Tabletop bastante conhecido na comunidade RPGista, por isso, precisa ser feito usando:
- HTML
- CSS
- JavaScript
- JSON
Para mais especificações e guias de como criar um sistema no FoundryVTT, eles mesmos dão um norte (Bem mínimo, infelizmente) >>> https://foundryvtt.com/article/system-development/
Exemplos de Sistemas já Criados
- Tormenta20 (https://gitlab.com/vizael/Tormenta20)
- Pathfinder 2ª Edição (https://github.com/foundryvtt/pf2e)
- Tormenta RPG e Império de Jade (https://github.com/mclemente/fvtt-trpg)
Agradecimento & SOS
Bem, agradeço só de ter vindo aqui e te lido meu post, se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre meu sistema e como vou indo no código dele, comenta ai, bora conversar!
E por fim, sim, novamente, isso é um pedido de ajuda, eu não tenho muitas habilidades com JS e gostaria da ajuda da comunidade.
O Link para o Repositório do Sistema vai tá bem aqui: https://github.com/LudyLUDK/messmagic