As classes Command, Repository e Service são conceitos muito comuns em arquiteturas de software orientadas a objetos. A seguir, vou explicar brevemente o que cada uma dessas classes representa e qual é o seu papel em uma aplicação.
- Commands
Os Commands são classes que representam ações que podem ser executadas na aplicação. Eles são responsáveis por agrupar e encapsular uma série de operações em uma única transação. Em outras palavras, eles são usados para definir uma única tarefa ou operação que pode ser executada em uma ou mais classes do sistema.
Por exemplo, um comando pode ser criado para salvar um novo registro em um banco de dados. O comando seria responsável por encapsular todas as operações necessárias para realizar essa ação, como validação dos dados, criação do registro no banco de dados e envio de notificações para outros componentes da aplicação.
- Repositories
Os Repositories são classes que encapsulam o acesso aos dados da aplicação. Eles são responsáveis por fornecer uma camada de abstração entre a aplicação e a fonte de dados, permitindo que a aplicação se concentre em sua lógica de negócios sem se preocupar com os detalhes de armazenamento de dados.
Por exemplo, um Repository pode ser criado para gerenciar o acesso a uma tabela específica em um banco de dados. O Repository seria responsável por realizar operações como criar, ler, atualizar e excluir registros da tabela. A aplicação não precisaria saber como essas operações são realizadas no banco de dados, já que o Repository ofereceria uma interface simples para executar essas operações.
- Services
Os Services são classes que representam a lógica de negócios da aplicação. Eles são responsáveis por gerenciar e coordenar as operações realizadas pelas outras classes da aplicação. Em outras palavras, eles são responsáveis por orquestrar as atividades de outras classes para cumprir os requisitos do negócio.
Por exemplo, um Service pode ser criado para gerenciar o processo de autenticação de usuários em uma aplicação. O Service seria responsável por coordenar as operações realizadas pelo Repository para buscar o usuário no banco de dados, verificar se a senha está correta e gerar um token de autenticação para o usuário.
Em resumo, cada uma dessas classes tem uma responsabilidade bem definida em uma aplicação. Os Commands encapsulam uma única tarefa ou operação, os Repositories gerenciam o acesso aos dados da aplicação e os Services orquestram as operações realizadas pelas outras classes para cumprir os requisitos do negócio.