Executando verificação de segurança...
2

Como fazer requisições http em API REST com Axios??

O Axios é uma biblioteca Frontend que pode ser usada para fazer requisições HTTP de maneira fácil e rápida. Ele é amplamente utilizado em aplicações web e mobile para se conectar com APIs REST e outros serviços de back-end. Neste artigo, vamos ver como utilizar o Axios para fazer requisições HTTP em uma API REST.

Para começar, é necessário instalar o Axios em sua aplicação. Você pode fazer isso utilizando o npm (gerenciador de pacotes do Node.js) ou o yarn (outro gerenciador de pacotes). Abra o terminal e digite o seguinte comando:

npm install axios

ou

yarn add axios

Agora, vamos importar o Axios em seu código, você pode fazer isso adicionando a seguinte linha no início do seu arquivo:

import axios from 'axios';

Com o Axios instalado e importado em seu código, você pode começar a fazer requisições HTTP. O Axios possui uma sintaxe bastante simples, permitindo que você faça requisições GET, POST, PUT, DELETE e outras de maneira fácil.

Aqui está um exemplo de como fazer uma requisição GET utilizando o Axios:

axios.get('https://api.exemplo.com/users')
  .then(response => {
    console.log(response.data);
  })
  .catch(error => {
    console.log(error);
  });

Neste exemplo, estamos fazendo uma requisição GET para a URL https://api.exemplo.com/users. Quando a requisição é concluída com sucesso, o objeto de resposta é passado para o bloco then, onde podemos acessar os dados retornados pela API através da propriedade response.data. Se ocorrer algum erro durante a requisição, o bloco catch será executado e o erro será passado para ele.

Você também pode adicionar parâmetros de consulta à sua requisição utilizando a propriedade params da seguinte maneira:

axios.get('https://api.exemplo.com/users', {
  params: {
    id: 12345
  }
})
  .then(response => {
    console.log(response.data);
  })
  .catch(error => {
    console.log(error);
  });

Isso fará com que a URL da sua requisição seja https://api.exemplo.com/users?id=12345

Além de fazer requisições GET, o Axios também permite que você faça requisições POST, PUT e DELETE de maneira muito similar.

Aqui está um exemplo de como fazer uma requisição POST utilizando o Axios:

axios.post('https://api.exemplo.com/users', {
  name: 'John',
  age: 30
})
  .then(response => {
    console.log(response.data);
  })
  .catch(error => {
    console.log(error);
  });

Neste exemplo, estamos fazendo uma requisição POST para a URL https://api.exemplo.com/users com alguns dados na carga útil da requisição (name e age). Quando a requisição é concluída com sucesso, o objeto de resposta é passado para o bloco then, onde podemos acessar os dados retornados pela API através da propriedade response.data. Se ocorrer algum erro durante a requisição, o bloco catch será executado e o erro será passado para ele.

Aqui está um exemplo de como fazer uma requisição PUT utilizando o Axios:

axios.put('https://api.exemplo.com/users/12345', {
  name: 'Jane',
  age: 35
})
  .then(response => {
    console.log(response.data);
  })
  .catch(error => {
    console.log(error);
  });

Neste exemplo, estamos fazendo uma requisição PUT para a URL https://api.exemplo.com/users/12345 com alguns dados na carga útil da requisição (name e age). Quando a requisição é concluída com sucesso, o objeto de resposta é passado para o bloco then, onde podemos acessar os dados retornados pela API através da propriedade response.data. Se ocorrer algum erro durante a requisição, o bloco catch será executado e o erro será passado para ele.

Por último, aqui está um exemplo de como fazer uma requisição DELETE utilizando o Axios:

axios.delete('https://api.exemplo.com/users/12345')
  .then(response => {
    console.log(response.data);
  })
  .catch(error => {
    console.log(error);
  });

Neste exemplo, estamos fazendo uma requisição DELETE para a URL https://api.exemplo.com/users/12345. Quando a requisição é concluída com sucesso, o objeto de resposta é passado para o bloco then, onde podemos passar a data a ser deletado, se ouver erro usamos o catch para exibi-lo no console.

Referências:

Axios
Rocketseat
Devmedia
Alura

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu sempre uso o Axios nos meus projetos por achar mais simples que usar Fetch.

Sobre a publicação, está bem explicativa, parabéns! Eu alterei o título para ficar "mais bonito", e também editei a sua publicação para colocar os códigos dentro de um bloco de código javascript. Você pode editar a publicação para saber como eu fiz isso.

Além disso, se quiser conhecer um pouco mais de markdown, recomendo que leia essa publicação: [DICA]: Como escrever artigos no TabNews.