Executando verificação de segurança...
1

NAVEGADOR É IGUAL TIME DE FUTEBOL?

Eu tive a ideia deste post depois de assistir a um vídeo do canal Diolinux, onde ele compara a performance de vários navegadores no seu computador. Assistindo ao vídeo, fiquei me perguntando: o que leva alguém a trocar de navegador conscientemente após anos usando o mesmo? Isso me fez pensar nas pessoas que estão antenadas no meio da tecnologia. Afinal, há uma grande parcela de pessoas que não tem ideia do que é um navegador e só usa o Chrome porque já vem instalado.

Existem casos em que o uso de determinado navegador se dá pelas funcionalidades que rodam apenas naquele navegador, especialmente quando se trata de sites do governo. É frustrante quando você só consegue usar determinado site com um navegador específico (alô, Internet Explorer, estou falando de você, maldito).

Já usei o Chrome; acho difícil algum ser humano usar a internet sem ter usado o Chrome alguma vez. Me aventurei num passado recente com o Mozilla Firefox, mas foi uma paixão de verão que logo acabou. Nos últimos 10 anos, fiquei surpresa com a decadência brutal do Firefox; ele realmente caiu em um poço sem fundo. Meu último relacionamento tóxico foi com o Opera GX. Ah, o que alguns LEDs coloridos na tela não fazem com a gente! Depois de sair dessa furada, fui em busca de navegadores seguros e leves, e me deparei com o Brave. Estou usando ele até hoje. Ele não é perfeito, nenhum navegador é de fato, pois todos são produtos criados para cumprir seus objetivos.

Lembrando que minha opnião é de um afegão médio, me tornei conhecedor do mundo de tecnologia depois de grande, antes eu era apenas mais um otario usando internet explore pra jogar no click jogos e se fudendo muito por isso.

| Tabela de Navegadores usados na vida |
| nome //////| nota tirada da b@unda 0-10 |
| Brave | 9 |
| Chrome | 7 |
| Firefox | 6 |
| OperaGX | 4 |
| Opera | 4 |
| Edge | 5 |
| Explorer | 2 |

Quem sentir de contrubuir com a discução, quero ver a nota de vcs...

Carregando publicação patrocinada...
3

Para quem é desenvolvedor web é difícil fugir e não ter instalado os navegadores padrões do mercado (a tríade Edge, Chrome e Firefox). Não gosto muito de nenhum deles, mas continuo usando por conta dessa necessidade.

Um navegador relativamente novo que estou gostando é o Arc, é bem clean e tem algumas funcionalidades que ajudam muito no foco e produtividade, fazia tempo que eu não via algo assim fora do padrão. Se não me engano ele é baseado no Chromium. Adianto que ele não é perfeito, já vi alguns problemas visuais de front-end em algumas páginas durante o uso, mas a equipe de desenvolvedores é bem ativa e sempre está lançando novidades e correções.

2

Como o browser é uma ferramenta que utilizamos quase que o tempo todo, vira uma questão de preferência realmente, eu já utilizei todos que citou, mas não consigo parar de usar o Chrome, mesmo sendo um dos piores em questão de utilização de memória e isso impactar em algumas situações.

Citou que ultimamente foi em busca de segurança e está utilizando o Brave, talvez possa ser o caso de tentar o Tor que é conhecido pelo rígido padrão de segurança e é amplamente utilizado para acessos a deep web e afins.

Adendo: Um navegador que não citou e foi o único que conseguiu me fazer esquecer um pouco do Chrome foi o Vivaldi, um navegador excelente, muito bonito e altamente customizável. Pelo menos pra mim, foi uma experiência extremamente agradável, tornando a navegação realmente prazerosa.

Não gosto de dar nota para nada

1
1

Já passei por alguns desses recentemente, mas ainda utilizo muito o Chrome pelo fato de ser um navegador clean, o Edge ficou muito poluído. E também uma coisa interessante do Chrome que não vi nos outros (pelo menos durante meu tempo de uso) é a tradução da página, no chrome a página já é traduzida só de clicar, no Edge ou Opera pelo menos tive que instalar uma extensão e abria uma nova guia traduzida.
Quando ganhei meu primeiro PC no início dos anos 2000 eu tinha a coragem de usar o IE.

1
1
1

Lá em meados de 2007 quando comecei a usar a internet no meu cotidiano, o meu computador não era aquela maravilha, então usava Internet Explorer. Logo lançaram o Chrome mas o gerenciamento de memória não é aquelas maravilhas. Então conheci o Firefox e utilizo até hoje como navegador principal tanto no PC quanto no celular.

Hoje com uma maquina mais robusta, acabo tendo o Firefox/Edge/Chrome instalado na minha maquina, isso por organização própria, apesar do consumo de memória desnecessária.

Eu gosto do recurso de manter as abas abertas mesmo quando fechar os navegadores. Então o Firefox acabo usando para a navegação do dia-a-dia, o Edge eu deixo aberto as abas dos meus e-mails pessoais e trabalho e tudo o que for relacionado a sistemas que utilizo na empresa. E o Chrome acabo usando quando nada funciona nos outros, com o Edge utilizando o Chromium, o Chrome pra mim, esta sendo cada dia sendo menos utilizado.

1

Se for considerar apenas performance, eu acredito que são todos bem parecidos, tanto a engine v8 quanto da mozilla, no fim o que vai realmente diferenciar browsers são as features que cada um oferece e a privacidade.
Minha experiência foi mudando conforme o tempo passou, era 100% acostumado a usar o Chrome, logo parei para pesquisar a quantidade de informação que o google coleta do seu navegador e me preocupou.
Ainda nos navegadores mainstream (Chrome, Firefox, Opera, etc.), mudei para o Firefox por questões de privacidade, mas a mozilla (menos que o google) ainda coleta muita informação.
Decidi sair dos navegadores mainstream, e fui para o ungoogled-chromium, base chrome sem os trackers do google. Problemas: Não instala algumas extensões nativamente, não faz o sync com outros aparelhos.
Testei também o LibreWolf mas também tive problemas de compatibilidade.
No fim, uso o Firefox para o dia-a-dia por questões de sincronização entre aparelhos, e para algumas coisas mais sensíveis (como acessar contas de banco, investimentos, e afins) uso o Librewolf pela privacidade.

Edit: Tem um site bem legal que checa a privacidade dos browsers em modo geral e outro que faz um test especificamente com o seu browser

1

Comecei com o clássico IE, que era o que tinha, até conhecer o Chrome. Depois disso, lá para 2018, quando comecei a estudar para concurso, tinha o conteúdo de navegadores web, cujo os contados eram Chrome, Mozilla e Edge. Nesse período, comecei a gostar do Firefox e passei a utilizar com navegador principal.

Como em meados de 2019 voltei a programar por conta do TCC que eu tinha que fazer, que era um sistema web, acabei voltando a usar o Chrome como principal muito por conta das extensões (algumas que precisava não tinha no Mozilla) e do Developer Tools, que pra mim é excelente.

Até hoje uso o Chrome como navegador principal no computador e no trabalho, embora mantenha instalado tanto o Mozilla quanto o Edge para fim de testes.

Já no celular, recentemente comecei a buscar uma alternativa para o Chrome, pois tenho um problema com buscas impulsivas no Google, o que me toma muito tempo e me deixa bastante frustado e ansioso. Como primeira alternativa, escolhi o Firefox, que não permite abrir mais de uma aba (descobri macetes para abrir mais) e limpa todo o conteúdo navegado após um tempo de inatividade. Porém, não funcionou, pq ainda o Google estava a minha disposição e não tinha nenhuma extensão que permitisse eu barrar o Google.
A segunda alternativa que encontrei foi o Kiwi Browser, que é baseado no Chromium e sim, permite a instalação de extensão no Android, coisa que o Chrome nativamente não permite. Nele, coloquei uma extensão que limita a quantidade de abas abertas, como também uma que bloqueia buscas no Google. Isso funcionou por um tempo, até que não resisti e voltei para o Chrome por conta de tudo já estar sincronizado com ele.

Notas:

  • Chrome: 9
  • Kiwi Browser: 8
  • Mozilla: 8
  • Edge 7 (salva na hora de acessar sites do governo)
  • Firefocus 6
  • IE: 3