Eu cometi o erro então de começar por Java ? Na minha faculdade o primeiro só tem Python, no segundo ano terão outras materias usando C/C++ e Java. Mas como eu to querendo criar alguns projetos estou estudando e criando portifólio em Java/Kotlin.
Eu recomendo tu experimentar um pouco com cada uma, vê as diferenças. C e C++ possuem um foco em gerenciamento de memória. Python é automação, ML e IA. JavaScript é Front-End. Java e C# são pra Back-End e tal. Eu já programei em todas essas e posso dizer que Java e C# são as mais produtivas, atualmente estou focando em C# e Go. Acho que Go é mais fácil do que C e C++ e um pouco mais difícil do que Python, por exemplo, mas muito mais performática.
Também estou na faculdade, estou na metade do curso de Sistemas de Informação.
Não cometeu, mas vejo que está perdido por criar portifólio entre Kotlin ou Java.
Sendo sincero? Com certeza não. Mas recomendo focar um pouco mais em uma ou outra até aprender o conteúdo básico: laços condicionais, de repetições, programação funcional e orientada a objetos (famoso POO), consumo e criação de APIs REST, leitura e escritura de arquivos (dando o devido tratamento a dados não estruturados), interação com datas e horas (incluindo fuso-horários), consumo de variáveis de ambientes, estrutura de dados (arrays, listas encadeadas, maps e hashmaps, filas e pilhas) as diferenças, pontos fortes e fracos de cada estrutura e conexão e interação com pelo menos um BDD relacional.
Com tudo isso, aí é hora de explorar um pouco mais de outras linguagens/tecnologias, porque todo esse conhecimento é universal independente da linguagem e será reaproveitado, mesmo que vc esteja aprendendo em LUA que não tem empregabilidade nenhuma (e nem a implementação de algumas dessas coisas kkk)