Resumo de artigo: desvendando os segredos do Figma
Na minha jornada pelos sistemas modulares, me deparei com uma pergunta intrigante: como o Figma, um software browser-first, nasceu? Como os desenvolvedores resolveram um dos gargalos mais críticos em renderização e processamento de vetores na época do lançamento em 2016? E como conseguiram tornar o sistema modular, seguro e com uma API fácil de usar?
Encontrei três artigos interessantes que usei como base para esse resumo.
O primeiro artigo, me chamou muita atenção pelo título bem cativante, "Porque o Figma vence" (Why Figma Wins). Esse artigo, de linguagem maçante publicado em junho de 2020 traz consigo lições valiosas, exemplificando por meio de gráficos, as estratégias do Figma para alcançar o sucesso. Ele explora o porquê do Figma não ser apenas um software de prototipagem de alta-fidelidade, mas sim um sistema colaborativo que serve para dar voz ao design, alterando a estratégia de desenvolvimento de sistemas, reduzindo os loops entre vindas e idas de PMs, engenheiros e designers, permitindo que os não-designers participem ativamente em um dos processos principais que compõem o desenvolvimento. E por fim, destaca a situação interessante de que com o Figma, não é necessário utilizar outros softwares, nem precisar criar um controle de versionamento (final_real_2.pdf).
O artigo dois é fascinante, pois conta histórias do co-fundador, revelando as estratégias para resolver os módulos, indo além de simples sandboxes feitos em . Além disso, o artigo revela como resolveram um dos problemas cruciais da época, quando o desenvolvimento web ainda estava ganhando força, aplicando WebAssembly. O mais interessante é que isso serve como gatilho para o terceiro artigo, que demonstra como resolveram alguns dos problemas de cibersegurança (sem mostrar código, acredita?).
Se você, assim como eu, aprecia a leitura de artigos como esses, aproveite essas doses de conhecimento para adotar estratégias em seu desenvolvimento. Às vezes, as respostas que você procura foram solucionadas em outros sistemas.
Nota: Publiquei esse resumo inicialmente no meu LinkedIn, vão lá curtir 😎💖.
Nota 2: Gente oque vocês acharam do meu resumo? estou um pouco receoso com isso, mas tenho muita vontade de continuar publicando mais resumos de artigos que eu ando lendo por ai.
1° Por que o Figma vence
2° Como construímos o sistema de plugins do Figma
3° Atualização sobre segurança de plugins no Figma