Executando verificação de segurança...
2

[ Discussão💬 ] Modelos de monetização para softwares open-source

Vejo que o tema open-source aqui no TabNews é pouco abordado, então vou abrir este espaço de discursão sobre o assunto aqui, pois fiquei pensando esses dias sobre como podemos nos manter apenas criando software open-source.

Vejo que não é tão comum as pessoas apoiarem financeiramente esta prática, mesmo usando ferramentas desenvolvidas de forma aberta, muitas nem mesmo sabem que são open-source, com isso, podemos nos incluir também, mas olhando do ponto de vista de um usuário comum (o que só acessa a loja de aplicativos e baixa o que quer) esta afirmação fica ainda mais forte.

A possibilidade de você ver o código de uma aplicação ou biblioteca que você tanto usa é incrível, e fica ainda melhor quando percebe que aquilo pode ser modificado para as suas próprias necessidades, com personalizações próprias, configurações especificas e possivelmente, colaborar com o projeto que tanto gosta.

Alguns modelos

Já existem modelos de negócios focados em software de código aberto, como o OpenSaaS (Kubernetes, Supabase, Gitlab, etc) que consistem no famoso pay-as-you-go, que é basicamente planos e mensalidades.

E você deve estar se perguntando:

Por que eu vou pagar mensalmente por uma coisa que é gratuita e de código aberto?

A resposta é simples, eles não estão cobrando pelo produto em si, mas pelo serviço que vão rodar ele (hospedagem, escala, etc.), ou seja, eles cobram pela manutenção do produto em cloud para você.

Outra forma é a mais conhecida: Patrocino (Sponsor) e doação, algo que já é mais comum entre os desenvolvedores independentes. Simplesmente o desenvolvedor cria projetos para a comunidade que em retribuição ao seu esforço, oferece doações. Um “problema” que vejo neste modelo, no quesito de se manter com ele, é que apenas um tipo de público irá apoiar este tipo de projeto, quem está realmente por perto do desenvolvimento, principalmente quem desenvolve bibliotecas. A maior parte do público que consome bibliotecas não apoia os desenvolvedores, da mesma forma de muitos que consome de softwares de código aberto não apoia quem desenvolve.

Considerações

Não quero que o que disse seja interpretado errado, não estou reclamando ou falando mal das pessoas que não apoia este tipo de desenvolvimento, só estou citando este detalhe que notei, já que vejo softwares open-soruce como qualquer outro produto, mas com a vantagem de ser open-source. Além disso, irá depender tanto da intenção do desenvolvedor quanto do proposito do software, já que muitos usam plataformas como GitHub/GitLab como portifólio.

Mas o que você acha de tudo isso?

Ps: Já que o assunto é open-source, aqui vai o meu GitHub.

Quando deixar seus 20 centavos no post, não esqueça de deixar também o link do seu!
GitHub

Carregando publicação patrocinada...
1

Em geral só costuma dar certo quando está atrelado com algo que seja completamente pago ou seja um projeto de alto sucesso. Quase todo projeto com licença bem permissiva nunca fará dinheiro interessante, até para comprar o leitinho das crianças.

Em geral, em torno de 99% do grana que rolará por causa do projeto (pode ser 90% que é dez vezes menos ou 99,9% que é dez vezes mais) será no entorno, ou seja, terceiros que pouco ou nada contribuem para o projeto ganharão muito dinheiro. Tem exceções, como tudo, mas é o mais comum. O que pode ser bom para todo mundo, mas nem tanto para quem cria, ainda que o suficiente.

Para o horror dos mais capitalistas, isso parece comunismo, parece destruir a base da sociedade, e ficaria melhor se esse esforço todo fosse feito para remédios, alimentos e coisas afins.

Para o horror dos mais socialistas, isso é algo de alto risco, e provavelmente tornará a vida da pessoa miserável se ela depender só disso, porque ninguém ficará com dó do criador se ele não conseguir fazer isso ser um sucesso "comercial". Curiosamente os mais beneficiários costumam ser grandes capitalistas que vão aumentar seus lucros :D

Para fazer algo assim dar certo geralmente precisa ter pessoas que sejam boas tecnicamente e em marketing. Mesmo assim nada garante o sucesso. Lembrando que pode acontecer alguma exceção, mas não pode contar com isso.


Eu "sempre" tive vontade de fazer algum projeto aberto. Eu tenho ideia de fazer um, acho que conseguiria executar (pelo menos tenho condições técnicas necessárias, não sei se tenho tudo o que é necessário), eu acho que faria algo que seria muito interessante para muita gente, que ficaria melhor do que existe hoje com larga margem.

Mas é um "acho", e sei que eu não seria marketeiro suficiente para outras pessoas aderirem, e algumas pagarem para ter acesso a isso e viabilizar o projeto, muito menos gostaria de tocar a empresa paralela que faria dinheiro para isso. E não sei se estou tão preparado para ver muita gente ganhando dinheiro com isso sem fazer nada útil para o projeto.

E precisaria de várias pessoas, porque não é um projetinho simples ou de pouco impacto. E eu não sei fazer bem várias coisas que seriam necessárias. Mesmo que algumas pessoas incentivam, na hora de contribuir, não rola, e você fica com um zumbi nas mãos.

Se fosse para fazer teria que me dedicar, não é um side project, não daria para passar fome por causa dele.

Por tudo isso nunca quis pôr em prática. Azar de todo mundo... eu acho.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Penso que a dificuldade de um projeto open-source ter lucro seja pelo público que é atraído por esse tipo de produto, não é como se eu fosse divulgar um projeto de um aplicativo Android no GitHub, por exemplo, a fim de atingir um público um público geral, pois só de ele está apenas no GitHub já é motivo de nichar o público do meu aplicativo.

Estou criando um projeto supersimples de um aplicativo de cadastro de livros, para testar o que penso, serviria até como portifólio já que seria meu primeiro aplicativo publicado. O projeto é open-source no GitHub, mas nem tudo que estará na versão da loja está no repositório, como a parte de pagamento por exemplo, já que será um serviço por assinatura. Minha ideia é desenvolver o aplicativo de forma aberta, dando a opção para o usuário de contribuir para a ferramenta que usa todo dia.

link do projeto

Percebe o diferencial? São dois produtos diferentes, para o entusiasta que quer hospedar sua própria instancia do projeto e para um professor que quer apenas um aplicativo para cadastrar seus livros. Basicamente um OpenSaaS (que eu citei no post), mas apenas uma pessoa desenvolvendo. Dessa forma, não fico preso a doações ou esperando colaborações (já que é um projeto relativamente simples) por conta do sistema de assinatura.

Mas isso é um experimento que pode nem vim a funcionar, espero lançar um MVP logo e ver se tudo ocorre bem. Vale ressaltar que a única forma de marketing que vou fazer é orgânica, divulgar em redes sociais e pessoas próximas, vai que alguém goste e comece a espalhar, claro, com muita sorte kkk.

No seu caso, realmente está pensando em uma solução grande demais para ser desenvolvida sozinho. A dica que dou é procurar pessoas dentro do teu círculo social (amigos ou familiares) que ache a ideia legal e que possa ajudar a pôr a ideia pra frente, porque jogar o projeto no GitHub e esperar que vão colaborar, mesmo com marketing, acho difícil.