[ Discussão💬 ] Modelos de monetização para softwares open-source
Vejo que o tema open-source aqui no TabNews é pouco abordado, então vou abrir este espaço de discursão sobre o assunto aqui, pois fiquei pensando esses dias sobre como podemos nos manter apenas criando software open-source.
Vejo que não é tão comum as pessoas apoiarem financeiramente esta prática, mesmo usando ferramentas desenvolvidas de forma aberta, muitas nem mesmo sabem que são open-source, com isso, podemos nos incluir também, mas olhando do ponto de vista de um usuário comum (o que só acessa a loja de aplicativos e baixa o que quer) esta afirmação fica ainda mais forte.
A possibilidade de você ver o código de uma aplicação ou biblioteca que você tanto usa é incrível, e fica ainda melhor quando percebe que aquilo pode ser modificado para as suas próprias necessidades, com personalizações próprias, configurações especificas e possivelmente, colaborar com o projeto que tanto gosta.
Alguns modelos
Já existem modelos de negócios focados em software de código aberto, como o OpenSaaS (Kubernetes, Supabase, Gitlab, etc) que consistem no famoso pay-as-you-go, que é basicamente planos e mensalidades.
E você deve estar se perguntando:
Por que eu vou pagar mensalmente por uma coisa que é gratuita e de código aberto?
A resposta é simples, eles não estão cobrando pelo produto em si, mas pelo serviço que vão rodar ele (hospedagem, escala, etc.), ou seja, eles cobram pela manutenção do produto em cloud para você.
Outra forma é a mais conhecida: Patrocino (Sponsor) e doação, algo que já é mais comum entre os desenvolvedores independentes. Simplesmente o desenvolvedor cria projetos para a comunidade que em retribuição ao seu esforço, oferece doações. Um “problema” que vejo neste modelo, no quesito de se manter com ele, é que apenas um tipo de público irá apoiar este tipo de projeto, quem está realmente por perto do desenvolvimento, principalmente quem desenvolve bibliotecas. A maior parte do público que consome bibliotecas não apoia os desenvolvedores, da mesma forma de muitos que consome de softwares de código aberto não apoia quem desenvolve.
Considerações
Não quero que o que disse seja interpretado errado, não estou reclamando ou falando mal das pessoas que não apoia este tipo de desenvolvimento, só estou citando este detalhe que notei, já que vejo softwares open-soruce como qualquer outro produto, mas com a vantagem de ser open-source. Além disso, irá depender tanto da intenção do desenvolvedor quanto do proposito do software, já que muitos usam plataformas como GitHub/GitLab como portifólio.
Mas o que você acha de tudo isso?
Ps: Já que o assunto é open-source, aqui vai o meu GitHub.
Quando deixar seus 20 centavos no post, não esqueça de deixar também o link do seu!