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Arquitetura Limpa Simplificada 🧪📝📚

Esse post é uma continuação direta desse outro post

Do SOLID à Arquitetura Limpa

Fala pessoal! Beleza?

Nesse post quero continuar no assunto de Arquitetura Limpa para apresentar uma variação mais simplificada dela. Essa abordagem é uma excelente substituda do modelo de três camadas que a gente costuma utilizar (Controller - Services - Repository).

PS: Esse post também é uma adaptação de um conteúdo que eu já tinha criado no meu Github e que também é um vídeo no Youtube.

Diagrama Arquitetura Limpa

Em resumo, a Arquitetura Limpa propõe mecanismos e ferramentas para que desenvolvedores construam softwares que sejam manutenível e expansíveis. Essa característica é alcançada ao tornar códigos de regra de negócio mais abstratos, com responsabilidades bem definidas e independentes de códigos de infraestrutura.

Alcançar o Estado da Arte da Arquitetura Limpa pode ser trabalhoso, algo caro para se construir e manter, e tem casos isso não vale a pena. Por isso, há um capítulo onde o autor fala sobre Limites Parciais, que explica que alguns limites arquiteturais podem ser quebrados dependendo da análise de quem está arquitetando o software. Ele pode decidir manter ou não algum limite arquitetural.

Atualmente, para a maioria dos projetos comerciais, é inviável construir um software sem utilizar algum framework. Eles resolvem muitos problemas comuns e aceleram o ciclo de desenvolvimento. Ao mesmo tempo, eles podem ser muito invasivos e acabar sujando o código, criando um acoplamento muito forte e o refém dele.

Arquitetura Limpa e Framework

É muito comum, por exemplo, utilizar Spring Framework com Java/Kotlin para o desenvolvimento de aplicações comerciais. Ferramentas como Spring Boot, Spring MVC e Spring Data salvam a vida de muitos desenvolvedores todos os dias.

Mas como ter uma Arquitetura Limpa trabalhando junto como o Framework?

O diagrama a seguir mostra uma forma de conciliar o isolamento das regras de negócio, o core do software, e a utilização de frameworks para construir aplicações comerciais. A regra da dependência pode ser quebrada entre as camadas de frameworks (azul) e adapters (verde), pois nessas camadas não existirão códigos de negócios. Para as camadas de Use Case (vermelho) e Entity (amarelo), deve-se manter a regra da dependência para manter o isolamento, já que são responsáveis pelo real funcionamento da aplicação - são os códigos que queremos manter fechados para alteração, mas abertos para extensão.

Diagrama Arquitetura para Spring Application

Nota-se que não existem setas que saem de uma Entity para apontar para qualquer outro componente e que as setas que saem do Use Case só apontam para Entities. Isso garante que o coração da aplicação não dependa da infraestrutura que o sustenta.

Pacotes

Para a organização de pacotes, tem-se a seguinte proposta. A ideia é agrupar por domínio, onde todos os códigos relacionados um domínio estejam em um lugar centralizado.

Diagrama Pacotes

Lembre-se que não existe bala de prata. Em software tudo depende...

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Bom texto cara! A arquitetura limpa foi um guia forte na criação da base de código na empresa em que trabalho. Já tivemos vantagens boas com ela. por exemplo, mudança de lib para criar gráficos.

Uma boa adaptação que temos aqui é que nosso sistema é serverless, a code base é única para gerar deploy para front e back (lambdas), separar as responsabilidades desta forma, usando uma visão de clean arch, foi realmente um diferencial para o código não virar um macarrão...

Acabamos por não criar classes, então tudo ficou funcional mas organizado por entidades. Ficou bem legal.

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ótimo texto cara, tô aplicando em Flutter, em Rust, por enquanto, prefiro aplicar Hexagonal. Tenho dúvidas da diferença entre Stores e Controllers, alguma dica?

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o que é Store? O Store do Redux?

Controllers, no contexto Java + Spring (backend), são classes cujo a responsabilidade é ligar com o protocolo http, é onde se define como será sua API. (Em node, é o mesmo que as routes)

O Store do Rudex, funciona como um banco de dados em memória do frontend. É onde são armazenados todos os dados do estado atual da aplicação