Normalmente esse é o flow que eu sigo:
Identificar uma tecnologia "legal"
E por "legal", eu quero dizer uma tecnologia que eu perceba relevante no mercado de tabalho. Apesar de muitas dessas tecnologias eu não usar num primeiro momento, eu gosto aprender só o básico de várias tecnologias pra aumentar meu conhecimento.
Acontece as vezes do principal motivador é o fato de eu achar a tecnologia em si muito interessante, e acabo estudando mais pela diversão 😁
Primeiro projeto de teste
A primeira coisa que eu faço é literalmente criar uma pasta de teste e começar a fazer todo tipo de teste com essa tecnologia. Geralmente eu faço isso acompanhando algum material, como documentação, tutorial em texto, ou até algum vídeo. É nessa etapa que eu entendo como funciona a tecnologia e aprendo o básico do básico.
Um lugar muito bom para esse tipo de coisa é o w3schools
Primeiro "projetinho real"
A idéia de "projetinho real" é um projeto com algum propósito, não necessáriamente "útil", mas que sirva para por em prática oque eu aprendi até então, tocando um projeto por conta própria. O mais legal é que eu sempre preciso buscar na internet mais sobre a tecnologia em questão para implementar as features desse projetinho, assim eu aprendo ainda mais sobre a tecnologia e ajuda a concretizar os conhecimentos adiquiridos na fase anterior.
Quando eu gosto bastante do resultado final desse projetinho eu costumo disponibilizar no meu github, como esse aqui eu fiz para treinar Angular e até um pouquinho de SCSS: cifra-de-vigenere
Não é necessariamente a aplicação mais útil do mundo mas com certeza me ajudou bastante no aprendizado
E assim finaliza mais um estudo, algumas vezes eu até posso acabar fazendo mais de um projetinho, mas normalmente quando eu estudo apenas para aumentar meu "campo de visão" referenete a tecnologias eu paro por aí. Quando é algo que eu REALMETNE vá usar, aí sim eu faço mais projetos práticos, além de ver mais conteúdo sobre em outras mídias, como artigos, livros, vídeos, etc.