Executando verificação de segurança...
Em resposta a [Não disponível]
1

Bom dia guilhermedjrdjrjan, cara que dúvida ahah... como programador geralmente o "não" já é algo dificil ou que tentamos contornar com "talvez fosse melhor...".

Mas temos muitos programadores aqui para falar sobre, minha resposta pra ti é mais referente a cenário.

Há pouco mais de um ano mudei de emprego deixando de trabalhar em uma empresa onde era o único programador, com autonomia total para projetos e desenvolvimentos para trabalhar em um "banco".

O ambiente já é estruturado, as coisas já funcionam de certa maneira desde vários anos, alguns sistemas legados, outras questões de homologação e solicitar permissão pra usar determinada IDE por exemplo se tornaram parte do dia a dia. No inicio foi sim um pouco estranho e até contraditório fazer certas coisas, porém comecei a entender que a escala é muito maior, desde questão de assinatura de softwares ou plataformas até a liberação de uma porta pra acesso a rede.

Muito do que eu entendi nesse tempo é que sim, vão existir alguns processos morosos, pequenos empecilhos ou dificuldades na parte de processo mesmo, mas que são coisas que por mais que não pareçam, existem um motivo pra ser assim, com o tempo comecei a pedir os "por quês" e as coisas ficaram mais fáceis.

Algumas sugestões que posso te dar:

  • Argumente com valor que será entregue , algumas demandas chegaram a mim de determinada forma e eu sabia que não era a melhor maneira, então identifique as saídas desejadas e crie uma argumentação do por quê fazer de outra forma entrega o retorno esperado de uma maneira mais eficaz.
  • Calma , vão ter coisas que aparentemente precisam ser feitas de tal forma só por que sim, então faça, pra sempre? Não... Tente entender o máximo do processo e identifique dores que você de alguma forma pode solucionar, com o passar do tempo e pouco tempo, suas opiniões serão vistas com mais atenção.
  • Faça aliados , não é só você quem vê que determinada coisa pode ser melhor ou que possui falhas... Identifique colegas com mais tempo de experiência e talvez de cargos mais elevados que vejam essas oportunidades de melhoria e que também sente com os problemas do processo, isso trará maior visibilidade em algum momento que forem sugerir melhorias.
Carregando publicação patrocinada...