Muito massa, Gabriel!
Decidi compartinhar um pouco da minha história porque acho que de encaixa bem nesse tema.
Aos 28 anos, eu comecei a aprender inglês, meu nível era “the book is on the table”.
Pior que meu objetivo nem era pro trabalho (apesar de ser programador há 9 anos), eu só não queria precisar ficar achando legenda pra aquele episódio baixado via torrent na noite anterior pra assistir no buzão a caminho do trabalho de manhã... 😂
Na época eu ouvia muito podcast, cerca de 4hs por dia, e num desses podcasts, eles explicaram uma forma simples de aprender inglês e era exatamente o que você descreveu: se expor ao máximo ao novo idioma! Mudei meu celular pra inglês, troquei alguns podcasts brasileiros por americanos, pesquisar no Google em inglês, assistir vídeos sobre os temas que eu gosto (tecnologia, games, filmes, etc.) tudo em inglês.
Depois de alguns meses, o meu leque de opções para entretenimento, educação, trabalho expandiu absurdamente, inclusive me veio a realização que eu poderia usar isso para expandir minhas possibilidades de trabalho!
Com isso em mente, comecei a procurar por vagas de trabalho fora do Brasil e depois de mais alguns anos de pratica, estudo, entrevistas, participação em comunidades de desenvolvedores com esse mesmo sonho de morar e trabalhar fora do país, finalmente consegui um emprego pra uma empresa Canadense!
Hoje moro a 3 anos com minha esposa e filho no Canada e estamos muito felizes!
Concluindo, nunca é tarde para começar a aprender um novo idioma e a chance de isso mudar a sua vida positivamente é absurda!