Acho que entendi o conceito de "potencial" apresentado no post.
Mas eu penso de outra forma, o potencial é mais amplo, não deveria ser aplicado para os "tipos de linguagem de programação" e sim para áreas da TI.
Existem pessoas com o "potêncial" para Segurança, Desenvolvimento de Software, Administração, etc.. (e a programação é uma habilidade necessária para certas áreas da computação)
Um programador deve saber criar código para absolutamente qualquer coisa (não em qualquer linguagem), se não ele não sabe de fato programar.
Existe sim uma barreira que dificulta o programador A, acostumado com a escrita da linguagem Y, de ler, entender ou escrever código na linguagem X, mas não é por isso que ele deve ser incapaz de usar a linguagem X.
E como podemos alcançar o nível "Programador Elite"?
Muitos diriam que é impossível, mas um "Programador nível Elite" não é o programador perfeito, e sim o ideal, o que sabe lidar com a máquina, não é necessário só estudar o básico para se tornar um "Programador nível Elite" e sim entender o funcionamento de um computador.
Então, o "potêncial" mostrado no post se trata de dificuldades que todos os programadores tem, acredito que biológicas (não entendo muito sobre psicologia kkkk), mas elas não impedem nenhum programador de ter o domínio da máquina.