Executando verificação de segurança...
2

Acho que entendi o conceito de "potencial" apresentado no post.
Mas eu penso de outra forma, o potencial é mais amplo, não deveria ser aplicado para os "tipos de linguagem de programação" e sim para áreas da TI.
Existem pessoas com o "potêncial" para Segurança, Desenvolvimento de Software, Administração, etc.. (e a programação é uma habilidade necessária para certas áreas da computação)
Um programador deve saber criar código para absolutamente qualquer coisa (não em qualquer linguagem), se não ele não sabe de fato programar.
Existe sim uma barreira que dificulta o programador A, acostumado com a escrita da linguagem Y, de ler, entender ou escrever código na linguagem X, mas não é por isso que ele deve ser incapaz de usar a linguagem X.

E como podemos alcançar o nível "Programador Elite"?
Muitos diriam que é impossível, mas um "Programador nível Elite" não é o programador perfeito, e sim o ideal, o que sabe lidar com a máquina, não é necessário só estudar o básico para se tornar um "Programador nível Elite" e sim entender o funcionamento de um computador.

Então, o "potêncial" mostrado no post se trata de dificuldades que todos os programadores tem, acredito que biológicas (não entendo muito sobre psicologia kkkk), mas elas não impedem nenhum programador de ter o domínio da máquina.

Carregando publicação patrocinada...
1

Mas eu penso de outra forma, o potencial é mais amplo, não deveria ser aplicado para os "tipos de linguagem de programação" e sim para áreas da TI.

Muito válido, e na verdade, a noção de potencial pode ser aplicado a qualquer coisa ou tamanho. Por exemplo, na segurança da informação existem muitos campos a estudar: Redes, Programas, Ataques e Defesas, Firewals, Protocolos, Virús, Sistemas Linux, Windows, Etc. O estudante dessa area poderia aprender todas, ou ser bom em apenas uma e ter muita dificuldade nas outras, mas como eu disse, o negocio é mais complexo.

Eu usei linguagens de programação como exemplo porquê muita gente tem voltado a postar sobre aprendizado, qual linguagem escolher/aprender, etc. Eu quis ajudar essas pessoas, mas poderia ser qualquer grupo de pessoas, qualquer atividade, entende?

Realmente eu não tinha pensado nisso, faz muito sentido levar para areas de TI também, mas como já é um assunto complexo, acho que deixaria tudo mais confuso rsrsrs

Obrigado por contribuir, LeoPato.

1

Para Vigotsky uma zona de potencial é qualquer zona que esteja próxima o suficiente daquilo que você já sabe (zona real), mas que ainda não sabe.
Nesse caso, é possível aplicar para absolutamente qualquer coisas.
Você domina matemática básica. Não adianta querer aprender algebra linear, isso está muito longe de matemática básica. Você precisa aprender algo que esteja dentro da zona de potencial, talvez aprender Cálculo 1 seja essa zona.
Dentro da teoria do Vigotsky o que importa é sempre o aluno trabalhar dentro da zona de desenvolvimento proximal (aquilo que está entre o real e o potencial) afim de transformar o potencial em algo real.
É como se fosse uma escadinha que nós vamos subindo.