Executando verificação de segurança...
5

Como nomear variáveis

Nomear uma variável geralmente não é algo simples, e separar algum tempo para esta tarefa é sempre um bom investimento. Boas variáveis facilitam a leitura do código, descartando a necessidade de comentários na maioria das vezes, e tornando mais agradável a manutenção e atualização do código. Para tornar mais simples essa tarefa separei algumas dicas:

1- Inglês, por se tratar de um idioma com palavras menores e baixa necessidade de utilizar conjunções facilita a escrita de variáveis mais enxutas (além de padronizar as variáveis em um idioma utilizado por todos na programação).

2 - Especificar, não tenha medo de usar mais palavras (quando necessário) para deixar as variáveis mais semânticas (em um exemplo simples, userName muitas vezes é uma escolha melhor que apenas name).

3 - Abreviações, não tem para que economizar algumas letras sacrificando a semântica do código ( n ao invés de number, ou ref ao invés de reference), porém nem todas as abreviações são vilãs, algumas podem ser bem vindas (cal ao invés de calculate por exemplo), tudo vai do bom senso.

4 - Funcionalidade, adicione ao nome um pouco de sua funcionalidade, por exemplo, variáveis que vão receber verificações podem receber um prefixo de is.

5 - Padrões, definir padrões em seu projeto ou com sua equipe (quando possível) pode ajudar para que todos estejam na mesma página, de nada adianta cada parte do projeto ou cada programador ter seu próprio padrão de variáveis.

Carregando publicação patrocinada...
4

Acrescento:

Use plurais

Use o plural para indicar ze o conteúdo daquela variável é um ou varios items, por exemplo:

$user = 'Elias';
$users = ['Elias', 'Soares'];

Comece booleanos com is (e mais)

Começar variáveis com is para indicar se é um boleano. Outros prefixos também servem:

$isValid = false;
$hasBalance = true;
$wasVerified = false;
1