Sinceramente pouco me importa se positivou a postagem ou não, eu de primeira imprenssão, já te achei bem arrogante, parceiro ! Mas irei te responder, porque concordei em alguns pontos, quanto a você positivar a postagem ou não, e caso não tivesse positivado nem teria comentado essa bíblia que você postou, pouco me importa, mas vamos lá...
Não estou defendendo a linaguagem Python, o objetivo da postagem é apenas um dentre diversos comentários na multidão, sobre como Python sofre hate, mesmo sendo uma linguagem fácil de se programar. Quanto a pessoa ser considerada programador de verdade, isso na minha opinião é uma discução que vai além da área de tecnologia, porque o piloto do computador é um ser humano, então para entender a máquina física, é preciso entender de harware, já pra entender a máquina orgânica, é preciso entender neurociência. Cada pessoa tem seu nível intelectual (capacidade de resolver problemas), existem pessoas que nascem abençoadas, já outras, eu diria... amaldiçoadas ! Sim, isso porque a pessoa tem um intelecto genéticamente semelhante ao de um primata, o problema começa aí !
Quanto a pessoa saber o funcionamento complexo, é claro que para ser um ponto fora da curva, é preciso entender a base de tudo por trás... Ao invés de simplesmente olhar apenas para a camada da interface, ter a atitude diferenciada de puxar a cortina para ver a magnificência das camadas por trás... Física(01)... Enlace[]-[] Enfim ooo
Muito se discute sobre o que é programar de verdade, mas ainda mantenho minha opinião anterior, programar é resolver problemas.
Quanto a analogia da cosinha, tenho uma postagem em que falo que A área de tecnologia é uma cozinha. Concordo na questão de que a pessoa não precisa conhecer todas as receitas do mundo, mas ao menos a base ! Você sabe que pra cosinhar um ovo você precisa de uma panela, mas na base, você sabe que o que precisa mesmo, é de calor, entende ?
A questão é... Para ser um programador de verdade, e eu digo como minha mais sincera opinião, e que a defino como geral e ponto final nessa discução, é que para ser um programador de verdade é preciso ser diferente ! Em tudo na vida, a diferênça é aquilo que cria algo novo, e é esse o segredo. Ao invés de você simplesmente ficar replicando o que já está pronto, o que a empresa por anos segue como padrão, o programador de verdade é aquele que explora o novo ! Foi assim que evoluimos da pedra para o ferro, do solo ao espaço, da pobreza a riqueza... A vida é um jogo de escolhas, o programa que buga o sistema é o que vence.