Executando verificação de segurança...
2

Olá, sou o Arthur e a faculdade está me dando alguns problemas.

Atualmente tenho 19 anos, desde que sai do ensino medio eu sabia que desejava trabalhar com tecnologia, mais especificamente na área de programação, porém atualmente estou fazendo um curso conhecido como BICT(bacharelado interdisciplinar de ciência e tecnologia) basicamente é um curso onde voce passa 3 anos fazendo as materias base de engenharia (calculo, fisica,etc)e mais algumas especificas de diversas engenharias, depois de 3 anos voce se forma no BICT e pode escolher uma engenharia para se aprofundar por mais dois anos, dando assim os 5 anos de faculdade entretanto você sai com dois diplomas (BICT,a do da engenharia que você se especializou).

É bastante puxado pra mim, é uma realidade completamente da escola, estou conseguindo levar arrastado mas sobrevivendo, o problema é que com tanta ocupação eu fico prejudicado em estudar os meus assuntos de programação, eu tinha feito o curso de python do curso em video quando entrei na facul mas de tanto ficar sem pratica esqueci muita coisa e resolvi recomeçar.

Me digam,iniciantes ou quem ja está a bastante tempo na área, como vocês conseguem conciliar?
podem ser dicas de estudos, historias pessoais, qualquer coisa, eu gostaria de começar a trabalar logo na área e poder ajudar meus pais.

Um amigo do meu pai chegou com uma proposta de estagio numa empresa com estes requisitos;
-proficiencia em Python
-conhecimentos em estatistica e probabilidade a nivel de graduação
-conhecimentos de bancos de dados relacionais e SQL
Gostaria bastante de estagiar, mas com o eu nivel de programação atual não vai dar, se vocês fossem uma pessoa com o nivel basico de programação (aprendendo portugol) em que ordem estudariam as coisas para aplicar pra essa vaga?

(estou com uma meta de ver pelo menos um video por dia do curso em video) espero que de tudo certo :), boa semana a todos.

Carregando publicação patrocinada...
1

Alguma chance de você ser da UFABC? Não sei de outras faculdades que aplicam esse mesmo modelo.

Enfim, se sim, não se sinta pressionado a pegar qualquer estágio. O que não vai faltar para você é oportunidade nesse sentido. Dê um passo para trás, engaje-se na comunidade da sua faculdade, entre nos grupos e converse com as pessoas. Sempre vai ter alguem para te acolher.

Se quiser trocar uma ideia, tamo aí 😄

1

sem chance kasjsak sou da UFMA, tem pessoas legais mesmo pra acolher, a comunidade dos alunos é bem unida, o problema estão sendo as provas mesmo.

1

Fala mano, tudo bem ?

Antes de te dar a minha dica e perspectiva, como você pediu, vou tentar fazer um resumo da minha história com relação a faculdade e área de computação, da forma mais resumida que eu conseguir.
Eu comecei a faculdade de Ciência da coputação em 2018, no mesmo ano, iniciei um estágio de suporte que durou alguns meses, acabei fazendo parte de um corte de funcionários para reduzir custos na empresa. Durante esse tempo, vale ressaltar, eu não tinha ideia ainda da área específica em tecnologia que eu queria seguir, fui decidir isso em 2019.

Em 2020, com mais casca e mais noção do que eu deveria fazer para alcançar meu objetivo, que naquele momento era a primeira oportunidade na área, eu deixei um estágio que não estava agregando e estava me consumindo mais do que valia a pena na época. Naquele mesmo ano consegui meu primeiro trabalho com trainee e desde aquele momento, foi muito difícil conciliar trabalho x faculdade x estudo pessoal. Hoje eu me encontro no último semestre com a faculdade trancada por não conseguir conciliar nesse momento e cara, a dica mais sincera que eu posso te dar é:

Faça um pouco a cada dia

Sei que parece simples e meio óbvio, mas o que eu quero dizer é, você não necessariamente precisa estudar durante 10 horas todos os dias para alcançar seu objetivo, você, assim como todos os outros aqui, é um ser humano que precisa descansar/fazer outras coisas. Acredite, esse pouco a cada dia, a meta de um vídeo por exemplo, vai agregar bastante a longo prazo. Então continua nessa, vai trabalhando com pequenas metas, seja de construir algo ou finalizar um curso. E não se cobre tanto quanto houverem pequenas falhas no caminho, elas são naturais e vão acontecer hora ou outra.

No mais, desejo sorte e continue focado. Inclusive, acho que vale observar o que o @KPBeta comentou, super concordo com as dicas dadas por ele e finalizo com uma frase dita por ele no final para reforçar:

tudo leva tempo, mantenha a constância que você vai construir uma base sólida.

1

valeu mano monteiro, vou continuar no foco no portugol aqui visando aprender bem, estou com algumas aplicações na minha cabeça pra programação, como lista de livros pra me darem de presente ou um site proprio relatando minhas experiencias pra eu usar como curriculo.

1

Oi Arthur,

Pelo seu relato, arrisco a dizer que está estudando na UFABC. Sei que é uma das poucas que tem BICT.

Se você tem oportunidade de fazer estágio, FAÇA. É um espaço para você poder aprender e colocar em prática o que sabe de Python. Você só vai ganhar fluência em programação praticando e essa é a sua chance!

1

não sou da UFABC não haha, faço na UFMA tem muitos cursos de CT no brasil, quando entrei aqui no da minha cidade vi muitos outros no Sisu, obrigado pelo comentario dantas

1

Cara, faculdade é complexo por conta de haver muitas coisas ao mesmo tempo, sou bacharel em Engenharia de Software, mas meu curso foi criado com base nas diretrizes curriculares de um curso de engenharia (varias materias de calculo e fisica), em certo momento é normal se sentir um pouco perdido, mas como você mesmo já mostrou uma dica é "constância", eu ja entrei na faculdade sabendo programar, gostava de pegar listar de problemas e escrever algoritimos em C para resolver, meu professor de estruturas de dados gostava de passar listas com muitas questões (tipo umas 100) pra serem resolvidas ao decorrer da disciplina, isso ajudou demais, por ser algo muito prático, não tem outra forma além de sentar e escrever código.
Uma dica é não pule muitas etapas, escreva código, entenda porque funciona, entenda o paradigma, não precisa se tornar especialista, independente da linguagem que você escolher para estudar, tenha em mente que o que vai fazer você "desenrolar" é estruturar sua logica, começar a olhar para um problema e conseguir pensar mais facilmente como poderia resolver aquilo.
Tendo isso, dou uma dica do site roadmap.sh, nele você encontra algumas trilhas com conceitos e indicações para estudar, não se assuste com a quantidade de coisas, tudo leva tempo, mantenha a constância que você vai construir uma base sólida

1

vei esse site é muito bom, nunca tinha visto algo assim, antes na minha cabeça o caminho era bem embaralhado, ter essa recomendação vai me ajudar bastante, ja ate favoritei no navegador, obrigado amigo.