Para combater seu vício em drogas ele construiu um sistema operacional
Sim, esse título foi inspirado em um episódio de Clarêncio, o otimista chamado Barco dos Sonhos. E se você acompanha o canal do Andreas Kling deve saber sobre o que eu estou falando.
É triste observar que a inteligência muitas vezes não é sinônimo de felicidade. Em vez disso, pode gerar tristeza, amargura ou outras formas de melancolia. Isso é evidente tanto em perspectivas teístas quanto ateístas.
Para os teístas, especialmente aqueles de origem monoteísta abraâmica, há uma passagem em Eclesiastes 1:18 NVI que diz: "Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e quem aumenta a ciência, aumenta a dor"’.
Por outro lado, uma perspectiva ateísta pode ser resumida por um pensamento atribuído a Melanie Klein: "Quem come do fruto do conhecimento é sempre expulso de algum paraíso."
Andreas Kling antes de entrar em seu projeto SerenityOS projeto tal que busca implementar um sistema operacional moderno em Unix, usando a aparência de sistemas operacionais dos anos 90 trabalhou para Nokia e para Google.
Originalmente o SerenityOS foi um Hobby Osdev que foi criado especificamente para atender seu criador Andreas Kling, mas atualmente o objetivo mudou sendo que o mesmo atraiu uma comunidade de pessoas que estão constantemente contribuindo ao mesmo.
Inclusive, para atender a comunidade foi se criado uma linguagem de programação específica para o Serenity chamada Jakt que transpila para C++
Foi a graças ao SerenityOS e ao Andreas Kling que repensei muito em meu projeto de OSDEV que você pode ver em ambos os posts:
Afinal, quando você pensaria em utilizar o sistema de Smart Pointers bem, eu nunca pensaria até ver o que Andreas Kling fez no serenityOS. Uma implementação ffreestanding de um ponteiro inteligente para gerenciar a memória virtual.
Isso prova uma coisa em específico, podemos ter novos projetos osdev com memory-safety ou quase isso. Levando em consideração claro que a forma de garantir a segurança da memória é utilizando um ARC. Se você é experiente em C/C++ pode querer dar uma olhada na implementação dos ponteiros inteligentes.
Dentre outras firulas do serenityOS. Eu mesmo programo mais em Golang do que em C++, mas ainda achei o uso de c++ moderno mais elegante do que o equivalente em C.
Certo de que C tem a maior performance bruta, eu posso afirmar com total certeza que C++ tem a maior memory-safety e não é tão limitado quando Rust e seu unsafe.
Mas tem momentos em que C++ não é o suficiente para ser uma lib de alta performance e sabemos que C é uma opção insegura para memória então passamos a usar Rust como substituto e linguagem secundaria como feito no Linux.
Enfim, se você é um entusiasta em sistema operacionais assim como eu, gostaria provavelmente de dar uma chance ao canal do Andreas Kling e ao seu Blog