O hype das Inteligências Artificiais vai acabar
Disclaimer
Antes que venha um pseudo Fabio Akita, comentar coisas nada a ver e fazer jabá da própria obra, quero explicar um pouco melhor minha vista para o futuro onde o hype das inteligências artificiais acaba.
Primeiramente, sim, estamos vivendo um grande bolha graças ao Atention is all you need que é o paper que define o modelo de Transformers ou famoso gerador do gerador de texto que é o ChatGPT. E a partir disso viemos acompanhando toda e qualquer notícia sobre IA, mas, deixa eu te dizer que não é a primeira vez e nem a última vez que veremos isso.
Sergio Sacani já trabalhou com AI como matemático nos 2000 naquela época classificado com Estatística Multivariada e usando um PS2 cluster para obter seus resultados.
Paul Graham utilizou estatística mais especificamente o Teorema de Bayes para criar um plano de classificador contra o spam que muitos clientes de e-mail tinha, novamente por volta de 2002.
Mesmo a melhoria nos algoritmos de visão computacional só deu uma melhorada por volta de 2015 graças a Rede neural Convolucional, e o paper dos Transformers apareceu por 2018.
Olhando desse ponto de vista parece algo bem recente, mas a realidade é que essas técnicas, fórmulas e papers existem desde 1950.
Seria algo equivalente a hypar novamente a programação funcional, mas, calma, olha, o ponto interessante não é apenas programadores hypando a AI e sim o mercado inteiro gerando uma nova bolha. Similar a bolha das ponto com, similar a bolha das tech startups… não sei se vocês acompanham as ações, mas deve ter ouvido sobre as ações da Nvidia crescendo muito mais do que elas estão valendo, e diversas empresas adotando algo com “Inteligence” no meio para marketing.
Lembre — se que toda bolha estoura da mesma forma que todo hype acaba. Mas o fundamento continua, the plan for spam é super relevante mesmo sendo a mais pura estatística, então, não é com o hype acabando que a programação de “inteligências” vai acabar.
Mas, veja este plot twist:
Todo software de automatização burro é superior a um software de automatização com inteligência artificial
Se eu tivesse que escolher com e sem inteligência artificial obviamente eu escolheria sem.
Claro que para algo que seria um Gerador, seja de texto, imagem, vídeo… seria com inteligência artificial, mas, puramente automatização de algum processo como logística, economia, finanças, etc... realmente precisa pensar?
Pois veja, assumindo o ponto que você esteja lidando principalmente com uma matemática inexata mais especificamente probabilística é quase o mesmo que cair em um terreno quântico, 50% de chance de ser, 25% de não ser, 25% não sei???
Claro que há casos e casos. Mas, onde na sua vida de programador você precisaria de uma árvore de decisão em um software para fazer alguma coisa?
Deixa eu te avisar, existe uma coisinha chamada Máquina de Estado que é similar a uma IA quando feita de uma forma determinística e tem a seguintes vantagens: É granular, É expansível, É inteligente o suficiente para algo burro, É determinístico.
Deixei este post um pouco provocativo, mas quero saber a opinião de vocês, concordam? Discordam? Ou tem algo a acrescentar?