Executando verificação de segurança...
5

Formato Unix e Formato DOS: OSX / Linux / Windows

No mundo comercial e de faculdades, antes do Unix ser criado era se usado um sistema operacional incompatível de tempo compartilhado diretamente projetado para ser rodado nos computadores PDP da época.

E para aqueles que buscam entender essa época o canal Usagi Eletric fez um vídeo mostrando seu projeto de recriação de um pdp-11 / pdp-23

Esse sistema não seguia nenhum padrão, não era DOS, nem Unix vindo de antes da criação desses modelos. Mas graças a Universidade do MIT foi graças a esse sistema que o Multics posteriormente Unix começou a ser desenvolvido para cunho educacional e comercial.

Não existia o conceito de "computador pessoal" por isso era normal dividir o computador entre diversas pessoas. E dessa forma o X11 foi construído para ser formato cliente servidor entre 1 mainframe e diversos terminais burros para que todos possam ter o mesmo acesso.

Quando o mundo da computação pessoal surgiu não tínhamos exatamente um sistema operacional pre definido em uso de HD's e coisas assim. O mais perto disso eram sistemas operacionais DOS como Apple DOS, Apple SOS, Apple ProDOS, x86-DOS... Veja outros no blog abaixo.

E eles eram terrivelmente incompatíveis entre si, pois seguiam o desejo do fabricante ao invés de uma base comum. O melhor para Apple II foi o Apple ProDOS que utilizava a base do Apple SOS que, aliás era um DOS com uma API para desenvolver programas (o primeiro de sua categoria) e para os IBM-PC foi o MS-DOS.


Um detalhe interessante do MS-DOS é que a Microsoft não desenvolveu o mesmo do zero, mas, comprou externamente e foi desenvolvendo em um work a round em volta do x86 DOS.

Tanto que a versão 1.25 (disponível no github) tem um arquivo específico chamado MSDOS.ASM que contem todo o sistema operacional incluso em um arquivo assembly, a partir da versão 2.0 tendo a lógica particionada em vários arquivos e a versão 4.0 (igualmente disponível) tem um diretório chamado DOS contendo a lógica do sistema operacional em diversos arquivos.

Valendo ressaltar que a versão 2.0 do MSDOS tem uma alusão ao Microsoft Xenix que era para ser um vaporware da época


E apesar do formato DOS ser muito utilizado (porém, limitado na época). O advento do GNU/Linux como um "Unix para computadores pessoais" não exatamente um Unix, mas servindo como uma boa metáfora. Fez com que o OSX puxasse mais do BSD/Unix do que do DOS original.

Claro que a criação do A/UX vindo para o MacOS 9 daría uma primeira visão da ideia de sistema operacional, e as api's do NextStep mostraram um caminho para a Apple seguir.

Mas é interessante ver que o legado DOS ainda vai perseguir o Windows que com o WSL tem duas cabeças de modelo DOS e Unix.

Enquanto o GNU/Linux e o OSX seguem a cabeça de modelo Unix


Links:

Carregando publicação patrocinada...