Executando verificação de segurança...
1

Está na hora de falar sobre um antiga familia de sistemas operacionais. Conheçam os BSD

Os BSD são uma familia de sistemas operacionais Unix que evoluiram para se tornar código aberto (não confunda com software livre) contendo em si o código original do Unix da AT&T e Bell Labs.

Primeiramente saibam que os BSD não são uma unanimidade e temos versões proprietarias dos descendentes de Unix que surgem a partir do Unix System V outra familia de sisteams operacionais Unix.

Inclusive o freeBSD chega a ser muito usado em diversas empresas apesar de seu uso não ser conhecido:

  • Sony: Utiliza o freeBSD como base para o sistema operacional de seus Playstations a partir do PS3.

  • Apple: Utiliza o freeBSD como base para o kernel XNU/Darwin.

  • Netflix: Utiliza o freeBSD em seu serviço CDN.

  • Apache: Utiliza o freeBSD em sua infra-estrutura

  • Cisco: A segurança de rede IronPort e os dispositivos anti-spam executam um kernel FreeBSD modificado.

Enfim, você deveria usar o freeBSD ou qualquer outro BSD como daily driver? Normalmente neste caso se espera que a resposta seja sim, mas nesse caso eu vou fazer o processo indutivo e vamos checar se vale a pena migrar para o freeBSD.

  1. Você precisa usar Wi-fi para se conectar a internet?
    Se sim, os BSD atuais não são uma boa escolha eles tem problemas com suporte WiFi.
  2. As ferramentas que você usa depende do sistema operacional?
    Linguagens como Rust, Go, C e C++ não dependem do sistema operacional, suas bibliotecas podem ser portadas facilmente entre sistemas em caso contrário não vale a pena usar o freeBSD.
  3. Você tem a vontade e a paciencia de aprender um sistema novo?
    É importante ressaltar que FreeBSD é diferente de Gnu/Linux ambos são sistemas operacionais diferentes e funcionam de formas diferentes então algumas coisas é necessário serem reaprendidas.

Assim sendo, se a maior parte da lista for preenchida como sim, sinto muito dizer mas não vale a pena instalar o freeBSD na sua maquina. Agora em ponto oposto se você tiver um hardware super antigo e quiser revive-lo então pode ter certeza que o freeBSD ou qualquer outro BSD será uma boa escolha.

Por exemplo o canal Action Retro, instalou o openBSD versão mais recente em um imac G3 de 1999 e consegue utiliza - lo para maioria das coisas.

Apenas para o caso de você querer instalar o sistema para testar e brincar com ele, sugiro que use uma máquina virtual seja virtualBox, qemu, parallel ou hyperv

Carregando publicação patrocinada...