Executando verificação de segurança...
2

Como a computação pessoal funcionava antigamente?

Bom, eu mesmo sou de 2002, então não tenho experiência histórica para falar de como era o início da computação pessoal no Brasil.

Mas pelo que ouvi de terceiros, era uma coisa muito louca.

Primeiro que não existia interface gráfica, então os usuários ou usavam Unix na forma de Hp-UX, Solaris, Irix e outros, ou usavam base dos como apple-dos, apple-sos, ms-dos, atari-dos.

Imagina iniciar um PC e nele ter apenas o command do Windows (nem PowerShell era). Ou um bash, tcsh, ksh, csh.

Mas antes disso, então. Estamos falando que a única coisa que tinha no PC era um interpretador Basic e os disquetes para salvar os dados.

Programação

Código-fonte? E principalmente para basic, você teria que pegar uma revista como microssistemas e copiar linha a linha do código-fonte, salvar num disquete para ter um programa reusável.

Era caótico, e veja que nem existia mouse, não existia armazenamento em hd's (chamados winchesters).

O sistema de arquivos mais usado era FAT.

Voltando a tudo isso?

Aposto que alguns tem nostalgia do que não viveu (como eu), outros tem curiosidade histórica e outros só querem se situar melhor onde estamos na computação atualmente.

Existem algumas recomendações que eu posso dar para vocês:

YouTube

Canais Gringos
  • Usagi Eletric
    Este canal é super interessante, pois ele brinca com eletrônica e computação em minicomputadores (sim, aqueles computadores mainframes do tamanho de uma geladeira).

Inclusive ele está em um projeto ressuscitando um pdp-11 em 2023 (os pdp foram os mainframes na qual o primeiro UNIX foi escrito).

Os usuários de MacOSX podem vir correndo ver onde o vovó do sistema deles foi criado.

Continuando na vibe de programação e eletrônica ao mesmo tempo, provavelmente devem gostar do canal do Ben Eater. Ele produz conteúdos educacionais sobre computadores, inclusive construindo seu próprio computador 8 bits em sua (protoboard/breadboard). E rodando Apple Wozmon, e hackeando o MS-Basic.

Talvez sendo o canal que mais fale sobre coisas antigas no YouTube. O canal 8bitguy explica desde computadores como Commodore64, Atari e outros produtos da era dos 8 bits até faz reparação de computadores antigos

Especial: Sites

Vou ser bem curto nessa mas primeiro o site que mais me fez conhecer revistas antigas o:

Esse site fez escaneamento das revistas e salvou em arquivos .pdf que podem ser lidos online

Esse site fez um armazenamento de antigos instaladores e tutoriais de como instalar e rodar programas antigos dos quais você não ouve mais como o dbase, clipper, foxpro ... algumas versões do adobe e outros que podem ser rodadas dentro de sistemas em cima do ms-dos com o programa DosBox-X.

Inclusive com o emulador do dosbox-x você consegue subir do windows 1 ao windows 98.

Conclusão

Bom, isso é minha contribuição para relembrarmos e talvez revivermos um pouco do passado.

E vocês? Tem alguma experiência que gostariam de contar sobre o passado?

Carregando publicação patrocinada...
3

Eu comecei a programar nos anos 2000. Na faculdade tinha os computadores mais modernos: windows xp
O professor Lázaro mostrava como usar um compilador C
Esse software rodava modo texto/prompt. Ele possibilitava que o user escrevesse codigo C e ele gerava um executavel. Ele vinha com graphics.h e documentação.
Eu programei joguinhos nessa stack em 2006. Desde então venho pesquisando nessa area olhando para o futuro e olhando para o passado.
Por que as novidades vêm em ondas. As novidades são improvements de algo que existe. As vezes melhoria de algo pouco antigo as vezes melhorias de algo muito antigo.
De qqr maneira, espelhos retrovisores são importantes.

3

Se usar um computador é considerado 'caotico' kkkk imagine codar nos padrões da epoca?

Um dia estava olhando un condigo font do Fabrice Bellard e percebi que as variaveis dele eram K, J, L e por aí vai. Fiquei interessado e fui pesquisar. Antigamente os caras escreviam variaveis com uma letra pois a memoria era escassa, gerenciar o tamanho do programa também era importante! kkkkk e nem estamos falando de alocação de memoria, que era o básico para qualquer coisa funcional.

1

Lembro do Akita falar em um dos vídeos dele: "Meus primeiros 5 anos"

Que para economizar espaço em memória, eles tinha padrão de 6 letras para as tabelas do banco de dados como cod_cli para código de cliente, ou nom_cli para nome do cliente