Este foi o post mais belo que já li sobre a história do Linux. Muito bem contado, inclusive foi graças essa ironia do Software Livre que o sistema operacional Hyperbola GNU-Linux/Libre está migrando para se tornar o HyperbolaBSD, um sistema operacional que usa um kernel baseado em openBSD, porém em blob's binários
Obrigado! E olha que meu objetivo nem era escrever a história do Linux, mas apenas oferecer um mapa dela.
Muito interessante saber sobre o Hyperbola, eu não conhecia. Parece estar na mesma linha dessas distros que mencionei, Um software que se tornou uma parte fundamental das distros tradicionais e que ilustra esse fenômeno do "inchaço" é o systemd. Interessante notar que a Hyperbola optou por 'abolir' esse sistema, uma escolha que reflete a busca por simplicidade, tradicional do Unix. E é sempre incrível ver um projeto assim surgindo aqui no Brasil! Na história do Linux, não podemos deixar de mencionar o Kurumin, a lendária distro tupiniquim.
Sobre a migração para o BSD. Também vale mencionar que o Chimera, portou toda a userland do FreeBSD para rodar no kernel Linux, mas por questões técnicas. Tem também o Oasis, que acabei não citando, por não conhecer direito, mas que incorpora muitas ideias do BSD e é todo linkado estaticamente, talvez te interesse!