Executando verificação de segurança...
5
Kikito
1 min de leitura ·

Dúvida: Achei Meu Caminho

E aí, Devss!

Então, olha só, eu me meti nesse mundo da programação e tô na vibe de mexer no back-end ou mobile, sabe? Essas paradas me chamam demais a atenção. O back-end é tipo o cérebro das operações, cheio de lógica e trabalhando nas sombras, enquanto o mobile parece ser uma aventura interessante (apesar de eu não manjar muito). Só que agora bateu aquela dúvida: tô estudando Bootstrap 5 por um curso na Udemy, que tá me mostrando umas paradas maneiros, mas eu nem pretendo usar isso no futuro. E isso me faz pensar que tô desperdiçando tempo, quando poderia estar mergulhando no mundo do back-end, tipo, dando um rolê com o PHPzada.

Então, irmão, a pergunta que não quer calar é: devo mandar o front-end para longe e focar no que realmente quero ser, ou é melhor abraçar todas as oportunidades, mas sempre priorizando o back-end?

Se eu tô meio perdido aqui, pega a visão e me dá um help. Eu tô na missão de evoluir, e toda ajuda é bem-vinda. Valeu, galera!

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu diria para meter o louco e fazer o que tu quer. Esse período de estudos é bom porque você não tem a pressão do mercado nas suas costas ainda. Tu pode só estudar o que quiser e vamo que vamo.

Qualquer conhecimento é valido.

1

Complicado porque no meu caso eu queria um emprego, entao se viesse oportunidade para abraçar o capeta programando no Gedit eu iria. Depois que consegui brinquei nos dois sem foco, adquiri mais conhecimento no trabalho e agora focando total backend mas sabendo fazer algo no front para adequar o que preciso. Siga seu instinto cara, nunca falha.

1

Salve!

O melhor dos mundos é tu poder estudar o quanto tu puder, mas focar em se especializar em uma frente de conhecimento.

Na situação que tu colocou acredito ser melhor focar no que realmente quer ser e direcionar o estudo. Com o tempo tu vai agregando conhecimentos paralelos que serão necessários pra tua caminhada.

É um diferencial tu saber de frontend e mobile quando tu é especialista backend, pois sabendo do que eles precisam tu constrói com mais propriedade uma API ou um serviço consumido pelos dois.

Espero ter muito ajudado!

P.S.: Não esquece dos fundamentos. Algoritmos, estrutura de dados, organização e arquitetura de computadores, redes são importantes também pra tua caminhada, independente do caminho que for escolher.

1

É legal ter um entendimento básico de como os dois funcionam, sabe. Mas nada de mais também.

No geral, vagas full-stack são raras e mais difíceis de entrar também (muito mais conhecimento necessário). Então meu conselho seria focar em alguma das duas por agora: front ou backend. Eu sou front, mas recomendo backend pois eu tenho a percepção que tem mais vagas e menos concorrência.

1

Os dois devs que conheço pessoalmente e acho os mais fodas, ambos focaram em 1 única coisa e seguiram com isso por anos e anos. Eventualmente a lógica parece ter entrado tão bem na cabeça deles que pegam rápido qualquer coisa que precise ser feito em qualquer stack.

Por conta disso eu aprecio a galera do time do Zenitso ou do Rock Lee, que são experts no que fazem haha.