Executando verificação de segurança...
28

Iniciante, você não precisa de experiência para ter experiência 😎

Pessoal, estive refletindo sobre o começo da minha carreira e comecei a pensar sobre uma coisa que eu gostaria que me tivessem dito lá no início, que provavelmente teria alavancado bastante os meus resultados naquele momento.

Você já teve aquela sensação paradoxal de que nenhuma empresa vai te contratar se você não tiver experiência / e se ninguém te contratar, nunca terá experiência?

Bom, pra sua sorte, isso não é bem verdade! Porque a experiência não é só feita das empresas que te contratam.

Vou te contar sobre algumas coisas que você pode fazer para ter experiência sem ser contratado.


Trabalhos de laboratório e TCC da faculdade ou cursos

Se você está fazendo faculdade ou algum curso técnico, provavelmente vai se deparar com inúmeras oportunidades onde poderá desenvolver projetos em equipe que são peças válidas para incluir no seu currículo como experiência profissional.

Você pode criar uma pagina no LinkedIn sobre esse projeto, subir o código fonte no Github com uma boa documentação e linkar tudo isso naquele bloquinho de experiência profissional do seu perfil. Lembre-se de escrever sobre o que é o projeto, qual problema ele resolve e como ele resolve. Fale também sobre os seus papeis, qual metodologia de trabalho utilizou para que a equipe pudesse contribuire em conjunto e quais foram as principais tecnologias.

(pesquise sobre a história do Rafael Camarda e de como ele conseguiu o primeiro emprego já como desenvolvedor pleno só porque conseguiu vender bem suas experiências na faculdade)

Exemplo:

Experiência profissional

[ ] Desenvolvedor Back-end
    Projeto Banana Viagens
    AGO 2021 - DEZ 2021
    ____
    
O projeto Banana Viagens é um portal
que reune informações sobre os 
principais pontos turísticos do 
Brasil a fim de fornecer orientações 
aos visitantes de primeira viagem.

Nele você encontra:
- Como chegar ao local
- Custos de hospedagem 
- Avaliações de outros viajantes
- Melhores datas para visitar
- Restaurantes e vida noturna 
- Imagens e vídeos 
- Entre outros

Como desenvolvedor back-end, 
desenvolvi os módulos e rotas HTTP e 
também criei toda a infraestrutura 
cloud para que a aplicação pudesse 
funcionar no mundo real.

Tecnologias: Node, Nest.js, MongoDB, AWS
Habilidades: comunicação, liderança, gestão de projetos 

Links: 
(adicione os links como mídia para que fiquem clicaveis)

- [  ] Github (com uma boa documentação)
- [  ] Página no Linkedin
- [  ] Site em produção

(veja como isso se tornou válido como uma experiência)


Projetos de cursos

Existem algumas instituição de ensino onde o aprendizado é totalmente orientado a projetos, como é o caso da Escola 42SP de Engenharia de Software. Lá geralmente são projetos práticos em linguagem C dispostos em desafios, como reescrever a Lib C, desenvolver sua própria PrintF, recriar o terminal Bash do zero etc.
Embora não sejam projetos tão lúdicos para o mundo real, são de alta complexidade, possuem prazo de entrega apertado, exigem colaboração em equipe e são bem parecidos como um experiência real. Então, nada te impede de criar um cargo (minha instituiçãode ensino) no seu LinkedIn e listar todas essas vivências.

Exemplo:

[ ] Escola Galinha Tech
 |   __________________
 |      
 |-> Desenvolvedor (projeto Minishell)
 |   SET 2021 - DEZ 2021
 |   Descrição descrição descrição
 |   Links: 
 |   - Github (com documentação)
 |   
 |-> Desenvolvedor (projeto LibX)
 |   AGO 2021 - SET 2021
 |   Descrição descrição descrição
 |   Links: 
 |   - Github (com documentação)
 |   
 |-> Desenvolvedor (projeto Fractol)
 |   ABR 2021 - MAI 2021
 |   Descrição descrição descrição
 |   Links: 
 |   - Github (com documentação)
 |   
 |-> Cargo: Desenvolvedor (projeto Cube3D)
 |    JAN 2021 - MAI 2021
 |    Descrição descrição descrição
 |    Links: 
 |    - Github (com documentação)
    

Freelancer

Bom, quer ter uma experiência real mesmo? Em 30 minutos você consegue abrir o seu MEI totalmente de graça e online no site do Governo, crie um bom nome fantasia para a sua própria empresa, faça o seu site, sua página no LinkedIn e saia por aí oferecendo os seus serviços sem compromisso. Cobre ou não cobre, pense em ganhar experiência e não em dinheiro nessa hora.

(ps: leia o comentário do godofred abaixo antes de abrir seu cnpj)

Exemplo:

Experiência profissional

[ ] Desenvolvedor Full-stack 
    Air-fryer"s Programações 
    AGO 2021 - DEZ 2021
    ____
    
Trabalhei na minha própria empresa 
na modalidade Free-lancer para 
clientes-chave como Tiozinho 
Barbeiro, Vozinha Padaria, Zezao 
mecânio.

Tecnologias: Node, Nest.js, MongoDB, AWS
Habilidades: negociação, oratória, comunicação, gestão de projetos 

Links: 

- [  ] Página no Linkedin
- [  ] Site em produção

Conclusão

Bom, é isso, são coisas que você pode fazer sem precisar da aprovação de ninguém. Mas lembre-se, tudo o que fizer aqui tem que ser bem-feito, pois é o seu histórico profissional. Então capriche para poder se destacar la na frente =).

Ah, e saiba se vender!

Carregando publicação patrocinada...
3

Sugestões excelentes!

Eu só não recomendo abrir um MEI, porque o trabalho de desenvolvedor não se enquadra no MEI e você pode ter que pagar multa pra Receita Federal depois... Há alguns CNAEs que obrigam o desenvolvedor freelancer a abrir uma empresa no Simples Nacional. Mas você faz isso rapidamente, principalmente com serviços como o Contabilizei hoje em dia.

1
1

É comum pessoal cair nessa de "é só marcar algo parecido"... Eu ouvi muito isso também, e teria aberto um MEI também se eu não tivesse arrumado meu emprego CLT na época. Hoje já sei que não pode.

Minha esposa é da área de marketing, e tinha colocado lá que fazia "Promoção de Vendas". Tava tudo indo bem até chegar a multa pra ela, há alguns anos.
Promoção de Vendas é tipo pra quem tá na rua panfletando, não pro pessoal que trabalha com SalesForce, fazendo campanha de marketing pra YouTube, e tal...

Técnico de Informática Independente é pra quem faz manutenção em hardware (pessoal que formata computador, instala RAM nova, troca HD, abre e limpa o PC, conserta impressora, etc.).

Pra desenvolver software, de acordo com a lei atual, não pode ser MEI.

Claro que dá pra arriscar, mas não recomendo kkkkk

2
3

Gostei das dicas.

Eu ficava pensando que deveria mostrar apenas projetos realmente impactantes, quando os tivesse, claro, mas pra quem está começando, é muito importante saber valorizar os projetos mais simples, nível aprendiz mesmo.

A medida que novos e melhores projetos forem sendo realizados, basta ir substituindo os menos relevantes pelos de maior importância.

3

Que publicação sensacional, é algo que eu tenho pensado bastante e já conversei com colegas sobre. Só fica na mediocridade quem não se permite sair da caixinha, parabéns pela publicação! Tenho certeza que vai ajudar muito a galera, tamo juntoo

1
1
1

Eu realmente não fazia ideia de que haviam tantas maneiras de lidar com a Falta de Experiência. Acho que o ponto de vista principal passado é que ser programador muitas vezes é identificar onde exatamente está o problema da questão. Essa visão de 'fabricar seu peixe' primeiro e depois (e não menos importante) 'vender o peixe' de um jeito inteligente realmente fez muita diferença no modo de olhar para o processo de adquirir experiência.

1

Obrigado por compartilhar essa informação, acho que é mais que necessário publicações como essa, ainda mais no mercado atual. Eu me encontro justamente nesse limbo, comecei estudando front, acabei caindo em uma empresa de consultoria em engenharia aonde trabalho diretamente com analise de dados, pensei em migrar pra area, mas acabei me apaixonando por cyber security no meio do caminho kkk
Mas fé! vai dar tudo certo

1

Sua publicação é muito boa, mas para pessoas que estão começando assim como eu, espero que seja normal não ter facilidade em criar projetos do zero ou lembrar do código. Estava conversando esses dias com um amigo da faculdade que já trabalha na área, e ele me disse que a reutilização de código serve para isso. Você pega de projetos já existentes e replica na sua nova aplicação.
Eu estou estudando desenvolvimento back-end Java e até estava em busca de alguns vídeos no youtube da galera criando algum projeto bacana, para eu pegar de modelo e recriar. Mas infelizmente a maioria dos vídeos que encontrei foram para demonstrar o projeto pronto e vender o curso rsrs.
Se tiver algum repositório ou algum vídeo que possa me ajudar quanto a isso eu agradeceria de coração.