Executando verificação de segurança...
1

Telehack e o mundo dos servidores Telnet

Telnet é um protocolo de rede baseado em texto interativo de conexão via terminal virtual criado em 1969 (Bem antes da internet) pelo exército americano, para trocar informações entre suas bases.

O protocolo caiu em desuso devido a sua baixa segurança, e mais recentemente foi substituido pelo SSH, versão modernizada do antigo telnet. O uso tradicional para esses protocolos é o controle remoto via terminal, nesse caso, a máquina host tinha um servidor que permitia aos clientes enviar comandos e receber o stdout. Esse tipo de servidor está presente em quase todo sistema operacional, em exeção aos Windows mais recentes, que permitem apenas o cliente telnet, ou seja, a máquina já não pode servir como host.

Para além dessa funcionalidade, o telnet permite qualquer servidor se comunicar com um cliente pela interface de terminal, e como foi criado antes da WWW, o protocolo foi responsável por toda a comunicação virtul da época. O exercito américano tornou o protocolo livre ao público em 1977, mas apenas as grandes universidades tinham realmete domínio, visto a grande dificuldade na acessibilidade de computadores e redes nos anos 70.

As redes Arpanet e Usenet permitiam que pessoas se comunicassem entre essas universidades, foi nesse período então que surgiram os diversos servidores telnet. Chats, jogos, bancos de artigos, e assim pendurou até os anos 90, mas tudo isso se tornou obsoleto com a popularização da internet e dos WebApps, que rápidamente tomaram o mercado.

Como apresentado, os servidores telnet, diferentemente dos WebApps, não caíram nas mãos do grande público, logo, foram esquecidos, tanto que hoje em dia praticamente já não se fala mais disso. O grande intuito desse artigo é justamente apresentar os servidores telnet que estão ativos até hoje, mesmo que com um número mínimo de usuários.

A recente redescoberta desses servidores foi através da viralização de um vídeo no Youtube mostrando como assistir Star Wars versão ASCII pelo terminal. No vídeo em questão isso é feito pelo servidor Telehack, que tem a animação encorporada. O servidor trata-se de uma simulação da arpanet/usenet dos anos 70-80 e conta com uma coletânia de comandos com as mais diversas funções, dês de jogos chatbots, compiladores, arquivos, animações e uma gama de coisas para "hackear".

No geral é bem simples acessar servidores telnet, basta estar com o cliente telnet do seu sistema ativado, então abrir o terminal e digitar telnet <servidor> [porta]. A porta padrão é 23 e o número da porta é normalmente omitido no comando de conexão. Caso queira acessar o servidor agora mesmo digite telnet telehack.com ou acesse o site.

Devido a idade do servidor é muito difícil encontrar detalhes sobre ele com uma simples pesquisa. A fonte das informações asseguir são links úteis deixados ao fim de um arquivo de ajuda hospedado no próprio servidor. (more telehack.txt)

O projeto foi desenvolvido por um engenheiro anônimo de codnome Forbin para ensinar a seu filho o básico da linha de comando e hacking. As postagens mais antigas encontradas sobre o servidor datam de 2010 com a criação de um perfil no twitter @telehack, porém é provavel que o servidor só tenha se popularizado em 2011, devido ao maior número de públicações em diversos sites que tratavam do servidor.

As postagens no perfil do twitter continuaram até 2021, ou seja, o servidor continuou sendo atualizado todo esse tempo. Recentemente o servidor não estava aceitando a criação de novas contas, porem nos últimos dias essa questão foi solucionada e tudo voltol ao normal, mostrando que até hoje recebe atualizações. O desenvolvedor tambem segue respondendo issues na página do old reddit destinada ao projeto.

O servidor também conta com um grande museu, do que é chamado de arqueologia de dados. São inúmeros arquivos de texto (BBS) extraidos do site Textfiles.com, mas para além disso, também há o foco no hacking. Existem comandos secretos que só podem ser executados hackeando o proprio Telehack. O hacking é liberado, hackeie o que quiser e não receberá punição, o ambiente foi desenvolvido justamente para propiciar isso.

Por fim, eu incentivo a exploração desse servidor e recomendo a leitura adicional: link

Caso você queira saber mais sobre servidores telnet:

Carregando publicação patrocinada...
1

Muito massa seu post, inclusive ja usei a AI no telehack para ajudar a testar meu inglês.
Achei super valido, irei me divertir por lá :))