Executando verificação de segurança...
3

Como o desenvolvedor back-end é quem vai ter acesso a toda a camada de regras de negócios e transmissão/tratamento/armazenamento de dados na maior parte do casos, creio que o seu foco agora seja, nessa ordem:

  1. Se aprofundar em conceitos de lógica de programação. Fazendo muito exercício mesmo. A base do back-end é a lógica de negócios então lógica de programação é muito fundamental.
  2. Aprender sobre tipos de arquivos estruturados usados para transferência de dados em APIs atualmente como JSON e XML.
  3. Antes de aprender um framkework como Django e Flask, aprender o que é e como funciona APIs REST, o que são e quais são os status do protocolo HTTP, quais são os verbos do protocolo HTTP e para que eles servem.
  4. Aprender a criar alguma API com um framework back-end, no caso você comentou do Django e do Flask. Eu te recomendaria outro framework python para começar, recomendaria FastAPI. Mas aqui é mais questão de gosto, qualquer um dos 3 vai te servir para aprender.
  5. É essêncial que não só todos desenvolvedor backend como todo dev em geral saiba pelo menos o básico de banco de dados. Pegue um banco SQL como PostgreSQL e aprenda o que é uma tabela, como ele funciona, quais são os tipos de dados, o que são chaves primárias e estrangeiras, aprenda o que são constraints e quais são as mais usadas, como fazer relações entre tabelas e por ai vai. Também aprenda a linguagem SQL em si, aprender SQL é MUITO importante para um desenvolvedor back-end.
  6. Por fim, aprenda o básico de git. Crie uma conta no github e comece a colocar tudo que você fizer lá, não importa o quão simples seja. Git é a ferramenta que todo desenvolvedor usa todos os dias, é importantíssimo saber git.

Creio que esse seja o básico para começar, parece bastante coisa, mas te garanto que com isso você já vai ter uma baita base para disputar qualquer vaga de desenvolvedor junior.

Carregando publicação patrocinada...