Eu fui do que não trabalhava com o que gostava (fui mecânico e tecnick químico no passado) e mudei de profissão, hj sou dev mesmo. Realmente você mudar de área não é fácil, mesmo que seja para algo que você gosta. Eu recomendo demais ao povo mais jovem que não tem responsabilidades e contas pra pagar, que se arrisquem o máximo que puder para meter a cara e descobrir sua vocação, vale a pena!
Concordo, se arriscar quando se tem suporte da família acredito que significa valorizar esse suporte. Focar em autoconhecimento também deve ajudar a diminuir um pouco a chance de erros aumentando também a valorização desse suporte.
Comecei na profissão que não gostava aos 18 anos como ajudante de mecânico industrial prestando serviço a uma empresa petrolífera. Mesmo assim, fui à mecânico 1, mecânico 2, auxiliar técnico, técnico de manutenção, depois tec. de planejamento de manutenção 1 e 2. Percorri um longo caminho e para mim quanto mais longo esse caminho se tornava, mais difícil era para mudar de carreira.
Hoje faço curso intensivo desenvolvimento de software full stack e faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas. Não trabalho na área, mas sinto que estou caminhando para tal.
É exatamente este o ponto! O peso do mundo nas costas faz toda a diferença.
Fica muito mais complicado mudar de área, reiniciar, arriscar, quando se tem bocas para alimentar.
Obrigatório, lógica. Uma lógica forte te leva longe em qualquer linguagem que aprender.
Sugestão, desenvolva pequenos projetos para ganhar experiência. Aceite apenas críticas com soluções, críticas que só apontam o erro e não oferecem solução não valem de nada. Ignore-as.
Conhecimento trás responsabilidade e liberdade, porém não o torna melhor que ninguém.
Exatamente mano!
Isso que eu ainda omiti uma parte da história, eu fui suporte técnico uma época também, quando decidi começar a estudar TI e etc.
Eu já estudava alguma coisa de PHP e Python na época, mas foi meu superior da antiga empresa onde trabalhei quem abriu minha mente sobre essa coisa de não ter os "obstáculos comuns" da vida adulta (contas, problemas, bocas para alimentar como você disse, etc), e ele quem me encorajou a cair de cabeça na área de Dev, e aqui estou eu, na área que eu amo e evoluindo a cada dia que passa!
Arrisquem-se!