Executando verificação de segurança...
15

[Sugestão] Reportar Perfil

Eu sei que todas as sugestões são controladas por issues no repositório no Tabnews. Entretanto, não tenho muita ideia em que pé está e não cheguei a pesquisar lá.

Se já tiver uma issue aberta pra isso e compartilhem da raiva comigo, pois o Tabnews está sendo invadido por bots ou fakes. Perfis que só acessam a plataforma para incentivar determinado conteúdo. Inclusive, acabou de me afastar da plataforma da Rocketseat com isso.

Não são pessoas que agregam em nada na comunidade, apenas enviesa quem a utiliza.

https://www.tabnews.com.br/iguoliveira/curso-de-programacao-java-gratuito-na-rocketseat-vamos-decolar-juntos

Carregando publicação patrocinada...
2

No GitHub existe esta issue ("Funcionalidade de denúncia/reportar conteúdos"), ainda em aberto, acredito que seja exatamente o que vc sugeriu.

Enquanto isso não é implementado, a melhor maneira de reportar algo é mandar um email para [email protected]

1

Agradeço bastante, moço!

Inclusive, espero um dia, quando eu for mais experiente, conseguir contribuir com essa comunidade que eu vi nascer na parte de desenvolvimento.

2

Vocês acham que ajudaria para identificar abusos se a gente mostrar um grafo na página de status mostrando todas as últimas N qualificações, de forma que cada nó seja um usuário e cada aresta seja uma qualificação? Isso teria que ser de forma anonimizada, ou seja, sem identificar explicitamente cada usuário, mas acredito que um grafo assim formaria clusters onde houver alguma manipulação, então se desconfiar de alguma publicação, dá para olhar se existe algo estranho no grafo.

Acho que consigo implementar isso de forma simples, mas precisamos testar se existe uma quantidade N que seja pequena o suficiente para viabilizar a visualização do grafo, mas grande o suficiente para detectar os abusos.

2

Acho complicado porque tem grande chance de muita gente ver pelo em ovo e encontrar falsos positivos. Pode acabar gerando mais ruído do que ajudando de fato.

Eu acho que tais informações seriam úteis apenas para quem for investigar os possíveis casos de abuso (ou seja, moderadores), já que eles têm à disposição muitas outras informações (e até acesso direto ao banco de dados, se for preciso).

O grafo, inclusive, não deveria ser a única ferramenta, pois eu vejo ele mais como um indício de que talvez algo estranho esteja ocorrendo. Mas isso tem que ser combinado com outras informações, para daí ter mais certeza de que se trata mesmo de abuso.

2

acho que é uma conversa necessária sim, se houver uma maneira assertiva de dimunuir posts assim, tanto quem escreve comentários ou cria novos posts consegue repensar mais vezes antes de postar algo, acho que mesmo dando downvote o "risco" daquele conteúdo voltar

Eu já vi coisas bem esquisitas desde comecei a usar o tabnews no começo do ano, vi urubu do pix kkk e coisas assim, e não acredito que só com downvotes esses conteúdos passem a reduzir.

Dei uma olhada na issue que o @kht mandou, e a discussão lá ta bem construtiva também!

1

Eu já reparei também, em alguns outros posts, respostas que pareciam ser geradas pelo chatgpt...nesses casos, os tabcoins não são eficientes, pois o perfil poderia criar novos posts com o mesmo assunto...

1
1
1

Mais ainda se entrarmos nos perfis dos comentários, as únicas participações na comunidade são daquela publicação.

1

Oque mais tem é pessoas que negativa um post porque não concorda ou porque não tem interesse no assunto

Ao meu ver um post negativado já é o suficiente, já vi varios post que ficaram negativado e a pessoa excluiu, eu mesmo já excluir meus por esse motivo, oque adianta posta um assunto que vai ficar com uns -10, isso é desmotivador e muitos exclui por esse motivo e não posta mais.

Nunca vi um post com mais de -5 negativos dura muito.

1

É que o caminho até um post ser negativado pode fazê-lo ficar na primeira página por um bom tempo, o que seria um passo para incentivar o mesmo tipo de conteúdo. Por exemplo, este da Rocketseat estava positivado apesar dos comentários suspeitos que o enviesaram completamente.