Discordo um pouco sobre essa ideia de “virar ganância”. No meu caso, houve uma época em que eu não sabia como fazer um projeto X, nem tinha a capacidade técnica para isso. Porém, como era um side project que eu queria ver acontecer, fui lá, corri atrás e aprendi enquanto fazia. Fui evoluindo e aprendendo coisas ao longo do caminho. Acredito fielmente que a única coisa impossível é a impossibilidade e, com isso, vou me virando e fazendo.
A minha visão sobre Ganância x Ambição é a senguinte:
se olharmos a “ganância” não apenas como a busca de algo grande sem a competência atual, mas como uma postura em que a pessoa busca crescimento de forma egoísta ou a qualquer custo, muitas vezes ignorando limites ou consequências, muitas vezes com hábitos destrutivos a elas mesmas. Já a “ambição”, no bom sentido, pode ser vista como a vontade de crescer, de realizar algo maior e ir aprendendo ao longo do caminho, sem necessariamente atropelar ninguém ou se cegar para outros valores.
No geral eu acredito que a “ambição” envolve esforço e aprendizado constante, não sendo necessariamente “ganância” só porque se deseja algo além do que se domina naquele momento. Além de que a "ganância" costuma ser associada a resultados imediatos ou lucros sem ter realmente algo a entregar de valor ou sem devido comprometimento.