temos uma questão de marketing complicada aí, lançar pago mesmo que seja um valor simbólico pode afastar pessoas. pois como você mesmo disse não sabe como precificar este tipo de serviço, dessa forma os usuários também não reconhecerão que seu serviço tem valor e não irão querer pagar. Por outro lado, lançar um serviço gratuito e depois começar a cobrar também não é uma estratégia boa, pois pode gerar uma falsa sensação de uso e você fazer calculos de retorno que não irão se consolidar quando começar a cobrar.
Acretido que uma estratégia de crédito seria o mais interessante, ou uma estratégia com uma camada de recursos free e uma pró, assim acredito que você conseguirá ter uma resposta melhor ao serviço que esta lançando.
vlw pela opinião chefe, baseado no que o camarada falou, pensei no seguinte, ser pago assim de cara impede que as pessoas usem logo de início então pensei em como poderia cobrar depois da pessoa já estar usando.
a estratégia que pensei foi, ao invés de cobrar pelo guia que apesar de ser o produto, também é a forma de entrada, posso permitir que a pessoa gere o guia de graça completo, mas cobrar por uma facilidade por exemplo você acha que uma das tarefas é importante então ter uma opção onde ele deixa aquela tarefa mais completa e com mais passos de forma que ela vai ficar melhor e mais fácil de ser executada.
pensei também em trocar a forma que funciona a cobrança de ao invés nesse caso de pagar por uso, pagar por moedas que deixam você usar, dessa forma você não tem o trabalho de digitar todos os dados do cartão para pagar 5 reais e posso permitir boletos por exemplo.
o que você acha da ideia?