Programador Pedreiro E Programador Engenheiro
Atenção, não sou profeta... posso mudar de opinião, mas esse é um texto livre que eu vou usar pra expressar um ponto que eu tenho observado enquanto desenvolvedor.
Quero já deixar muito claro, eu amo programar e tem sido um hobbie e um trabalho muito satisfatório pra mim, me sinto uma pessoa realizada com meu trabalho mesmo não estando recebendo um tostão para trabalhar, mesmo meu trabalho gerando imenso valor a outras pessoas. É difícil negociar tendo pouco tempo prático na área e a curva de aprendizado com certas tecnologias me faz não entregar o trabalho que eu queria entregar e sim o trabalho que eu consigo fazer... farei um post sobre isso mais pra frente, foi uma história interessante que aborda "Bom código Vs Produto e Valor pro cliente"
Tenho visto na área uma melancolia sobre a prática do trabalho e o mercado malvado com os pobres programadores pedreiros(alguns engenheiros também). MAS cara, que porra é esse de pedreiro ? Se tá viajando.
NÃO, não estou, analogia is my passion. Se liga na paranoia do pai que vc vai entender.
Um pedreiro é aquele que simplesmente faz o que o engenheiro manda, taca 3 de areia pra 1 de cimento (sim, eu já fui pedreiro), mas o pedreiro não faz ideia da reação química, e em seguida física, que causa o endurecimento do produto dessa mistura.
O engenheiro sabe, e mesmo se ele não soubesse, ele saberia que 3 de areia com 1 de cimento rende uma massa q sustenta prédio... MAS ele devia saber, percebe já a relação?
Existe um termo que um colega sênior meu usa "soy dev", dev de soja se for na ignorância, pesquise o nascimento desse termo é muito interessante. Um soy dev é o programador pedreiro que simplesmente copia tutorial e não entende oq acontece "debaixo do capô", pergunte um tamanho de um booleano pra seu amigo desenvolvedor, se ele nem fizer ideia é pedreiro, se falar que é 1 bite ele é no mínimo estudioso, agora, se ele perguntar de volta "qual linguagem ?" Esse sim é um engenheiro.
O ponto é, um pedreiro consegue fazer o mesmo botão que o engenheiro, chamar a mesma função e usar os argumentos certos... como no final isso é oq o cliente está vendo, um botão, faz com que muito pedreiro tem entrado nessa área da computação, que na minha opinião é umas das áreas mais densas que existem(um mesclado de matemática,lógica, física, café gourmet... não é para qualquer um sabe? ). Aí acontece dos pedreiros desenvolvedores não conseguirem se adequar às novidades ou crescer na carreira e ter que ficar aceitando vaga arrombada, Rui demais da conta, acaba saindo da área e falando que é uma bosta. Agora, o engenheiro sabe muito bem como se adequar rapidamente numa tecnologia nova ou diferente que está presente no mercado, o cara tem a base, tem a lógica e, se for experiente, ele tem o molho, brincadeira, ele tem a prática do lado dele, ele sim vai conseguir suportar o mercado é usar isso a seu favor.
Você pode até pensar em querer apontar, "quem é você pra dizer isso ?" e eu respondo, sou o jô Soares.
MAS antes disso pense, eu estou errado ? Realmente não existe essa "classe social" em nossa área? Abraço, amo todos, menos o Rogério.