E o gerente de projeto?
Calma devs, estou do lado de vocês!
Trabalho com projetos há quatro anos, venho da administração de empresas, trabalhei anteriormente com logística (o que me fez entender e aprender a gostar deste mundo louco de projetos), atualmente aprendo tecnologia assim como vocês.
Eu sei, eu sei, você deve estar entortando o nariz por eu ser de projetos, já deve ter vindo aquele nó na garganta do tipo: - O que é que este cara está fazendo aqui.
Bem o fato é que sou, assim como vocês, um apaixonado por tecnologia, minha praia é resolver problemas e, desenvedores de modo geral, tem essa característica.
Por falar em resolver problemas, em minha experiência, a maior dificuldade dos stakeholders (interessados no projeto) é dizer qual é o problema que estamos tentando resolver, na minha visão e, é o erro do departamento comercial, chegar com as respostas prontas. E por falar em respostas prontas, estou falando daquelas features que no fim, não resolverá o problema. No fim, a pergunta que sempre valerá a pena dizer é: Qual o problema que estamos tentando resolver?
Bom, e eu com isso...
Em meio àquela documentação extensa, você já deve ter se perguntado: - isso aqui é varchar ou int? A única certeza que podemos dar é que, a maioria das pessoas sequer tem noção deste requisito. E, aqui vai uma nota para os Juniors, você está muito mais a frente do que o teu stakeholder, use isso ao seu favor!
Para além disso, é importante dizer que, o gerente de projeto é um aliado, se nos tornamos inimigos é sintoma de ego inflado e/ou insegurança ou culpa por um projeto entregue fora do prazo (nisso cabe discussão, abordarei isso mais tarde).
Fiquem bem que D'us nos livre dos bugs. Abs!