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Gamificação: Como tornar seu app, site ou plataforma envolvente.

Não é novidade para ninguém que nos tempos atuais, de redes sociais, anúncios que brotam de todos os lados, e uma busca frenética pelo rápido e prático, temos pessoas cada vez mais impacientes, menos leitoras, ansiosas e que não vão se prender em qualquer conteúdo ou novo aplicativo que aparecer em sua frente, ainda que isso venha a ser benéfico para elas.

Com o bombardeio dantesco de conteúdos e informações que somos submetidos hoje, onde a maioria não possui qualquer valor agregado, parte significativa das pessoas se tornaram verdadeiros viciados em conteúdos rasos, o que afeta seus desempenhos em atividades que oferecem importância real às suas vidas, como descobrir uma profissão, fazer faculdade, adquirir novas habilidades, obter senso crítico, entre outros.

Isso acontece porque a forma de transmitir e absorver informações vem mudando, e foi impulsionado - em certo ponto, de forma negativa - pelas redes sociais e o desejo insaciável de compartilhar tudo o que se faz. Por isso, não é de se espantar que a chamada "geração Z" seja um sinônimo de terror entre departamentos de RH em empresas hoje, pois sua falta de comprometimento e engajamento profundo é um dos fatores que mais se evidencia nesse tipo de público.

Mas onde isso se enquadra no assunto em questão? Você pode se perguntar.

A resposta é: em tudo!

A diferença entre apps, sites e plataformas bem-sucedidas das que não são, está exatamente na atenção que estas dão, ou não, no aspecto ENVOLVIMENTO. Em outras palavras, por que um usuário vai usar o seu software e não o de um concorrente? O que o atrai além do produto em si? Há uma jornada definida para ele, onde ele pode não apenas se identificar, mas sentir o seu progresso? É disso que se trata a gamificação.

Mas para dizer o que é a gamificação, é tão importante quanto você saber o que ela não é. Devido ao seu nome, é inevitável a conciliação com o universo dos games, e de fato há algumas heranças oriundas desse setor, das quais falaremos mais à frente, mas toda a sua base e construção fogem completamente do escopo de jogos eletrônicos. E um dos erros mais comuns de se escutar por aí é que gamificação é a tentativa de deixar qualquer atividade divertida. A gamificação não está atrelada ao divertimento, está atrelada ao engajamento e envolvimento do público-alvo, a fim de motivá-lo a cumprir seus objetivos.

Como fazer isso?

Dando atenção a alguns aspectos essenciais que causarão no usuário sentimentos pretendidos, quatro deles são: Autonomia, domínio, propósito e reconhecimento. Vamos falar um pouco de cada um.

Autonomia
Não importa sobre o quê, ou do quê fala a sua plataforma, ou quão complexo é o seu conteúdo, a diferença estará justamente na forma em como você torna a absorção de conhecimento progressiva, a fim de dar ao usuário o sentimento de que, seguindo a estrutura proposta, ele tem o controle de quanto pode progredir e em quanto tempo, também eliminando os riscos de frustração ocasionadas por uma eventual impressão de abstração e complicação, um caminho certo para o desinteresse.

Domínio
Se o fator autonomia for estruturado adequadamente, este próximo sentimento vem em consequência, e será um dos maiores fatores que fará o usuário não só se manter ativo em sua plataforma, mas também promovê-la. O usuário que sente o domínio sobre a sua jornada de aprendizagem estará altamente engajado e motivado a seguir no processo, e se sentirá cada vez mais confiante a cada passo alcançado.

Propósito
E claro, estas etapas, os níveis de progressão de complexidade e os estímulos à interação na plataforma devem sempre estar enfatizando o propósito do usuário, que geralmente é o domínio de uma habilidade e conhecimento para aplicá-lo em algum lugar, seja na sua carreira, seja em projetos pessoais, entre outros. O propósito é algo que deve ser frizado desde o início, comunicando o usuário que esse objetivo será alcançado, e tudo ocorrerá em passos progressivos, daí se faz importante a boa estruturação da autonomia e domínio por parte do usuário.

Reconhecimento
Esse é o aspecto que irá “costurar” todas as etapas dentro da sua plataforma, e é o ponto que mais herda características do universo de games. A idéia aqui, é bonificar o progresso do usuário pelos feitos realizados, oferecendo-lhe títulos, pontos, distintivos, certificados e outras formas de reconhecimento intrínsecas, que geram um encorajamento e potencialização da auto estima à medida que o usuário conclui uma etapa, e com isso, evolui um pouco mais rumo ao objetivo final. Isso também serve como uma forma de promoção tanto do usuário quanto da própria plataforma, pois gera margem para compartilhamento em redes sociais, gerando provas sociais, e consequentemente mais visibilidade para sua plataforma.

O assunto gamificação é longo, e ainda existem muitos outros pontos que merecem atenção. De fato, os próprios pontos aqui citados, por si só, renderiam, cada um, seu próprio artigo, e não é meu objetivo trazer um conteúdo extenso nesse momento, mas sim trazer à luz esse tema para você, e caso ache útil para suas aplicações, possa buscar aprofundamento. Se deseja elaboração dos tópicos, deixe nos comentários que ficarei feliz em analisar.

Além desse, também já postei aqui um artigo que fala sobre o crescente desenvolvimento da indústria de robôs e inteligência artificial atualmente, se gostou desse artigo, também gostará do outro. Basta conferir no meu perfil. Até a próxima!

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